Conselho Intersetorial de Educação Ambiental alinha ações de preservação no município

Profissionais de diversas Secretarias Municipais se reuniram para formulação de ações em prol da preservação da biodiversidade aldeense

As questões ambientais vêm tomando cada vez mais espaço em debates no município de São Pedro da Aldeia. E, para alinhar os objetivos de todas as secretarias do governo em relação à pauta, foi criado o Conselho Intersetorial de Educação Ambiental. Profissionais de diversas pastas debateram sobre o Programa de Meio Ambiente e da Política Municipal de Educação Ambiental, que vem sendo formulado por meio de reuniões, onde são expostas opiniões e interesses de cada representatividade envolvida. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Educação, localizada no bairro Nova São Pedro.

Foram abordados assuntos como a organização do programa antes de se tornar uma política de base legal, questões administrativas, sugestões de projeto de lei e importância da continuidade de ações que contribuam para o andamento do Conselho.

Conduzido pela coordenadora de Educação Ambiental, Thatiane Bittencourt, o encontro contou com a presença de Flávio Gomes, Andréa Nogueira e Fernando Savino, da Secretaria de Meio Ambiente; Edivânia Alves, Camila Sanches e Fernanda Suzarte, da Saúde, Rafael Moreira, de Obras; Maurício Rodrigues, de Agricultura; e Juliany Mapurunga e Marciele Santos, da Educação.

Aproveitando o momento, Thatiane explicou a importância de uma visão mais ampla vinda de diversas áreas do governo. “O conselho intersetorial foi criado para formular estratégias e desenvolver ações de educação ambiental para o município aldeense. Percebemos que, unidos, podemos estruturar melhor as nossas ações. Não podemos pensar as ações direcionadas ao meio ambiente e aos cidadãos de forma segmentada. Pensar sustentabilidade é pensar em integração de todos os setores para que juntos possamos proporcionar bem-estar em equilíbrio com o meio ambiente. E o nosso município tem uma biodiversidade e uma tradição histórico-cultural que deve ser preservada”, pontuou.

Ao final da reunião, foi criado um cronograma com os prazos das ações setoriais e definida a data da próxima reunião, que será realizada no dia 29 de agosto.