Companhia de teatro BuZum encanta alunos da rede municipal com peças sobre consciência ambiental e hábitos de higiene

Iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a Concessionária CCR ViaLagos

A Companhia de Teatro BuZum! estacionou em São Pedro da Aldeia trazendo alegria aos alunos de duas unidades da Rede Municipal de Ensino. A ação, viabilizada pela Coordenação de Educação Preventiva, é mais uma das iniciativas desenvolvidas por meio da parceria da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com a CCR Via Lagos, que renovaram mais uma edição do programa Caminhos para a Cidadania, em maio deste ano.

A primeira a receber a apresentação artística, foi a E. M. Rubem Arruda Câmara, no bairro Morro dos Milagres. Os alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, curtiram o espetáculo “Perigo Invisível”, história que se passa na “central de germes maus”, que planejam infectar o maior número de crianças que não praticarem bons hábitos de higiene.

Já a segunda escola a ser contemplada com a ação, foi a E. M. Jardim Primavera, em bairro de mesmo nome. Diferente da primeira unidade, o grupo teatral apresentou a peça “O Grande Perigo”, que narra a história de Tata, uma pequena tartaruga que enfrenta vários perigos, tão comuns à vida das tartarugas marinhas, como o contato direto com a poluição.

Além das sessões de teatro, as crianças receberam kits com material cultural e didático, fazendo com que as lições ultrapassassem o âmbito escolar.

Quem pode ver de perto a alegria dos alunos, foi a coordenadora Suely Monica Vieira e sua assessora, Myrela Carvalho. Suely contou sobre a receptividade das apresentações nas escolas da Rede Municipal. “O BuZum foi muito importante para as crianças pois acessibilizou a cultura trazendo em uma linguagem próxima a realidade de cada grupo atendido. As crianças curtiram muito! Vimos muitos olhares de encantamento por se tratar de um teatro de fantoches. As duas escolas esperaram com muita alegria e ansiedade, se tronando gratificante ver a reação dos alunos”, comemorou.

A Companhia BuZum está na estrada há exatos 12 anos, percorrendo o Brasil de norte a sul. O objetivo do grupo de artistas é levar conteúdo cultural que compõe um universo rico em personagens, que ganham vida própria em cada espetáculo por meio de bonecos.