Competições de judô marcam a noite de sábado (01) no Fest Verão 2023

Modalidade é uma das grandes novidades da 39ª edição do torneio

A 39ª edição do Fest Verão segue inovando e trazendo mais modalidades para a competição. Na noite de sábado (01), judocas de São Pedro da Aldeia e de diversas cidades do estado vestiram seus kimonos e entraram no tatame da Arena 3, na Praça Hermógenes Freire da Costa, para a disputa do torneio de judô.

Os confrontos aconteceram no formato de equipes, de acordo com o peso dos atletas, e foram julgados pela comissão de arbitragem da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ),  conforme as normas da Federação Internacional de Judô (FIJ).

O secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, falou sobre a inclusão de mais uma modalidade de luta no Fest Verão 2023. “Estamos dando oportunidades a muitos atletas da cidade e do estado de competirem no torneio e isso só fortalece o esporte. No dia 18 de março, tivemos a estreia do boxe e foi maravilhoso. Hoje (sábado) tivemos uma competição de judô de alto nível, tanto da parte dos atletas, quanto da comissão de arbitragem, que é reconhecida pela FIJ. E ainda vamos contar com as competições de jiu-jitsu no domingo (02/04). É dando oportunidade aos atletas que conseguimos fazer do esporte um pilar importante da sociedade”, ressaltou.

Secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos | Foto: Léo Borges

As competições de judô começaram pela categoria feminino, no confronto entre as equipes Shu-Yo-Kan, de Araruama, e Filadelphia, com atletas de Cabo Frio e Maricá. A equipe Shu-Yo-Kan venceu a primeira luta após um ippon perfeito e também a segunda, somando dois waza-ari e duas vitórias no placar geral. No entanto, a equipe Cabo Frio/Filadelphia mostrou muita disciplina e venceu a maioria dos confrontos seguintes, sendo a grande campeã da categoria feminino pelo placar de 4 a 3.

As competições da categoria masculino começaram pelas equipes JCMA (São Pedro da Aldeia) e Matsuda (Macaé). Os atletas da Matsuda venceram os primeiros confrontos, mas o grupo JCMA equilibrou o placar e a equipe vencedora foi decidida na última luta. O último confronto foi disputado até o último minuto, sendo levado para o golden score (prorrogação) e vencido pela equipe Matsuda, que somou 4 a 3 no placar e avançou para as semifinais da competição.

Foto: Léo Borges

Shu-Yo-Kan (Araruama) e CT Búzios seguiram com as competições da categoria  masculino. Em mais um confronto muito equilibrado, a equipe do CT Búzios venceu por 4 a 3 e também avançou para as semifinais.

As semifinais foram disputadas entre as equipes Yamarashi/JCMA x Matsuda e CT Búzios x Filadélfia. Os judocas da Yamarashi começaram muito bem os confrontos e conseguiram uma boa vantagem no placar contra a equipe Matsuda. Foi uma disputa acirrada, e o público vibrava a cada ippon e waza-ari aplicados nas lutas. Desta vez, a equipe Yamarashi foi melhor que o grupo Matsuda e se classificou para a grande final do torneio, vencendo por 4 a 2.

Na outra semifinal entre duas grandes equipes, o grupo Filadéllfia encarou o CT Búzios e venceu pelo placar de 4 a 3. Os judocas do CT Búzios começaram o confronto melhores que o adversário e construíram uma boa vantagem no placar, mas a equipe do Philadelfia conseguiu reverter as derrotas, venceu a disputa por 4 a 3, e garantiu a sua classificação para a final.

Foto: Léo Borges

A grande final do torneio de judô do Fest Verão 2023, na categoria masculino, foi disputada pelas equipes Yamarashi/JCMA e Cabo Frio/Filadelphia. A equipe do Filadelphia venceu os três primeiros confrontos e abriu uma boa vantagem contra o adversário. Cabia à equipe Yamarashi buscar uma reação. E aconteceu. Os judocas da equipe Yamarashi venceram as três lutas seguintes, igualando o placar geral em 3 a 3, e levaram a disputa do título para o último confronto, que se deu entre os “pesos-pesados”.

Foto: Léo Borges

A luta entre os pesos-pesados garantiu a emoção nas arquibancadas e a batalha entre as torcidas. Os judocas entregaram tudo de si no tatame, mas não conseguiram realizar o golpe final no tempo comum do confronto e a disputa foi levada para o golden score. Na pontuação geral, a equipe Cabo Frio/Filadelphia conseguiu mais pontos durante a luta e foi declarada a grande campeã do Fest Verão 2023.

Foto: Léo Borges

O treinador da equipe Cabo Frio/Filadelphia, Carlinhos Russo, exaltou o evento e destacou o sentimento de felicidade após o seu grupo sair campeão nas categorias feminino e masculino. “Primeiramente quero agradecer à Prefeitura  de São Pedro da Aldeia pela brilhante iniciativa de botar o judô à noite, que já não é de costume. Tivemos uma arena muito boa e contamos com uma arbitragem internacional. Foi muito bom participar e melhor ainda ser campeão no feminino e no masculino também”, disse.

Equipe Cabo Frio/Filadelphia | Foto: Cleydson Alan