Coordenadores pedagógicos recebem direcionamentos da Educação

Cortar as arestas existentes para caminhar com o máximo de possibilidades. Foi com esse objetivo que os coordenadores de cada setor da área pedagógica da Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia se reuniram nesta quarta-feira (27/05), via videoconferência. O encontro foi conduzido pela coordenadora pedagógica, Daiana Quintanilha, e contou com a participação do secretário da pasta, Alessandro Teixeira Knauft.

A reunião teve como objetivo principal discutir o plano de ação que está sendo elaborado para nortear os educadores da rede municipal em relação às atividades não presenciais no período de quarentena do Coronavírus. De acordo com a coordenadora Daiana Quintanilha, os direcionamentos repassados aos coordenadores também já foram apresentados aos diretores escolares, Câmara Municipal e Conselhos Municipais em reuniões anteriores.

O encontro também discutiu a adaptação do educador em relação às tecnologias que serão utilizadas nesse novo cenário. Para auxiliar os profissionais que ainda não estão adaptados a plataformas digitais, a Secretaria de Educação disponibiliza, em parceria com a UNIASSELVI, diversos cursos on-line e gratuitos. Entre as opções, estão cursos de informática básica, oficina de pedagogia com o tema “Inventando novas e velhas práticas” e mediação educativa em espaços não formais.

Na oportunidade, o secretário Alessandro Teixeira Knauft informou que haverá um espaço exclusivo na SEMED para uso dos professores que não possuírem ferramentas tecnológicas. A proposta é produzir no local o material pedagógico que será entregue aos alunos e disponibilizado na plataforma de ensino. Os docentes não contarão apenas com o espaço da Semed. Caso haja alguma escola da Rede próxima a sua residência, ele poderá usar o espaço para a produção de conteúdo.

A partir de junho, o acesso à plataforma educacional será restrito aos alunos da Rede Municipal. Cada estudante possuirá um login para que seja possível monitorar o uso e contabilizar a carga horária daqueles que optarem continuar com esse método de aprendizado.

Ao longo da reunião, os coordenadores foram apontando sugestões. Uma delas foi a construção de um canal de comunicação entre a Coordenações dos Segmentos, a equipe docente e os profissionais do Assessoramento Pedagógico, que estará na linha de frente, orientando e direcionando o trabalho dos professores nas unidades. A ideia partiu do coordenador de Supervisão Pedagógica, Jucelino Ramalho. Ele acredita que a medida irá garantir uma maior coesão nas atividades apresentadas, a progressão sistemática dos conteúdos abordados e o alinhamento com a proposta de trabalho apresentada pela SEMED.

Jucelino também falou sobre a importância desse tipo de reunião para esclarecimentos em meio a esse novo cenário que a Educação vem enfrentando. “Estamos atravessando um cenário atípico e sem precedentes, não apenas no nosso município, mas em todo país e é imprescindível que a equipe esteja focada e que trabalhe unida na busca de soluções que permitam minimizar o impacto dessa pandemia na vida dos nossos alunos. Nossas reuniões por videoconferência garantem essa troca de ideias, o alinhamento do trabalho realizado pelos setores e a reflexão sobre novas possibilidades de atuação frente aos desafios que estamos enfrentando”, concluiu.

A previsão é realizar novas reuniões com os profissionais para o esclarecimento de dúvidas que possam surgir ao decorrer das medidas que serão tomadas assim que obtiver a autorização do Conselho Municipal de Educação.