Search

São Pedro da Aldeia participa de pesquisa do IBGE sobre Covid-19

Entrevistas com moradores são feitas por telefone

São Pedro da Aldeia é um dos municípios participantes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde. Batizada de PNAD Covid, a pesquisa tem como objetivo investigar a ocorrência da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e os impactos da pandemia no mercado de trabalho. A coleta de dados, via ligação telefônica, está sendo feita em 193,6 mil domicílios distribuídos em 3.364 cidades de todos os estados do país. Em São Pedro da Aldeia, mais de 100 lares são pesquisados mensalmente.

Segundo a coordenadora da PNAD Covid na Região dos Lagos, Lindomar Rodrigues, é importante que a população atenda a ligação do IBGE e responda ao questionário para garantir que as informações oficiais continuem sendo produzidas. “Com as coletas presenciais suspensas e o regime de trabalho remoto, nós estamos realizando as entrevistas exclusivamente por telefone. Esse levantamento é urgente e muito necessário neste momento crítico que estamos vivendo e todas as informações obtidas serão extremamente importantes para a construção dos indicadores socioeconômicos que vão retratar a atual realidade do país”, disse.

Monitoramento da COVID-19

Um dos principais objetivos da PNAD Covid é identificar a quantidade de brasileiros que apresentaram sintomas relacionados à Covid-19, como febre, tosse, dificuldade de respirar, falta de paladar e olfato, fadiga, náusea e coriza. A pesquisa também conta com perguntas sobre a procura por atendimento na rede de saúde e quesitos sobre trabalho e rendimento.

Ao todo, o questionário possui 40 questões, que devem ser respondidas considerando todos os moradores do domicílio. Segundo o IBGE, as informações também vão subsidiar o Ministério da Saúde sobre a ocorrência de sintomas de síndrome respiratória entre a população brasileira.

As entrevistas por telefone têm duração de cerca de 10 minutos. Os moradores que receberem a ligação podem confirmar a identidade do entrevistador por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800 721 8181, informando a matrícula, RG ou CPF do entrevistador. Todas as informações coletadas pelo IBGE são de caráter confidencial e apenas para fins estatísticos, conforme a lei nº 5534/1968.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui