Covid-19: bairro Fluminense recebe novo mutirão de testagem e orientações

Agentes de saúde também atuarão no combate ao mosquito Aedes aegypti. Ações acontecerão nesta sexta-feira (11)

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza novo mutirão de testagens e orientações a fim de conter a disseminação da Covid-19 no município. Nesta sexta-feira (11), os moradores do bairro Fluminense terão acesso à realização de exames e orientações sobre a doença. A ação se estenderá ao combate do mosquito Aedes aegypti com visitas às residências da localidade e distribuição de material informativo.

Serão disponibilizadas testagem PCR (Swab) em casos específicos e 60 testes rápidos. Somente um membro de cada família poderá realizar os exames. A ação acontecerá às 13h30 no prédio da Igreja Assembleia de Deus Nova Jerusalém, na Rua das Rosas, n° 19. O bairro foi escolhido devido ao aumento de casos registrados na localidade.

Além das ações de disseminação realizadas pela gestão municipal, a Secretaria de Saúde ressalta que a participação dos cidadãos é fundamental. É necessária a manutenção e intensificação dos cuidados como o uso de máscaras, a correta higienização das mãos e o distanciamento social, incluindo os moradores que já foram imunizados.

Já o mutirão de combate aos focos do Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya, contará com inspeção dos domicílios, distribuição de material informativo, uso de UBVs (Ultra Baixo Volume), conhecido popularmente como “fumacê, além de conscientização de atos simples no combate ao foco do mosquito.

As ações serão realizadas pela Vigilância em Saúde, com apoio da Atenção Básica e Vigilância Ambiental.