Covid-19: terceiro mutirão em formato de drive-thru vacina mais de 1600 moradores

Evento arrecadou, ainda, mais de 200 quilos de alimentos não perecíveis
Fotos: Robson Cruz/PMSPA

O Drive-thru Solidário de Vacinação de São Pedro da Aldeia vacinou 1666 moradores contra a Covid-19 neste final de semana. O mutirão abriu a vacinação da dose de reforço (D3) no município. O evento também teve caráter social e arrecadou mais de 200 quilos de alimentos não perecíveis. Foram aplicadas também a primeira dose (D1) em cidadãos com 18 anos ou mais e a segunda dose (D2) em moradores dentro do prazo para completarem a imunização, especialmente os que se vacinaram no “Arraiá Xó, Covid”.

Segundo a secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, a cidade segue as recomendações do Ministério de Saúde para a vacinação. Ela ressalta que o município segue com todas as idades abertas anteriormente, desde o primeiro dia de imunização, aptas a receberem a vacina. Clique aqui e confira o calendário de vacinação da próxima semana.

A secretária destacou, ainda, o empenho da equipe na vacinação. “Quero agradecer a todos vocês por mais um final de semana de sucesso. Parabéns pelo trabalho de excelência prestado por todos”.

O prefeito, Fábio do Pastel, apontou a dedicação dos servidores da saúde. “É muito bom ver essa garra de vir trabalhar em um final de semana, e vocês estão aqui com um sorriso no rosto. Sempre fico muito contente quando ouço diretamente da população o quanto a equipe da saúde é comprometida. Ninguém pode tirar esse valor de vocês. Parabéns pela dedicação de todos que tornaram esse evento possível”, destacou.

Romauro Monteiro, de 53 anos, morador do bairro São Mateus, acordou cedo para garantir a imunização mais completa com a segunda dose. “A expectativa é grande para voltar ao nosso normal.  Aproveito para agradecer à prefeitura por proporcionar essa segurança para a gente. Tem muitas cidades que estão vacinando idades menores, mas estão deixando faltar vacina para quem realmente precisa”.

Sucesso de aplicações da D3

O evento iniciou a aplicação da terceira dose (D3) para os moradores de 80 anos ou mais do município. Além da dona Odécia Santos, 92 anos, do bairro Mossoró; de Iracema Santos,  85 anos e de Alayde Alves Boareto, 81 anos, do Jardim Arco Íris, diversas famílias levaram seus idosos para o reforço na imunização.

Janilma Lopes da Costa levou sua mãe, Eumália Alves da Costa, de 93 anos, para receber a D3 no mutirão deste final de semana. Prestes a completar 94 anos no próximo dia 27 de novembro, dona Eumália comemorou: “Estou muito feliz”.

“Poder trazer a minha mãe aqui, hoje, para tomar a terceira dose é uma sensação maravilhosa. Quero parabenizar a organização do evento. Tudo muito bem direcionado, estão de parabéns”, relatou Janilma.

Os moradores do bairro Estação, José Viana Barbosa, de 87 anos; Orlando Viana Barbosa 86 anos e Maria Josélia Barbosa, 82 anos aproveitaram a oportunidade para imunizar a família. “Trouxe meu irmão e minha esposa para tomar a terceira dose aqui no drive-thru. Fico muito contente em receber esse reforço”, contou o Sr. José.

Público jovem conscientiza população sobre importância da vacina

Os jovens Douglas Andrade Dias, do Porto do Carro, e Gabriel da Silva Verdade, do Jardim Primavera, ambos com 20 anos, compareceram ao evento para receberem a primeira dose. “É muito importante, em meio a essa pandemia, que todos tomem a vacina. Isso protege a todos nós, inclusive as nossas famílias”, apontou Douglas.

Wanessa Santos Horato, 18 anos, da Rua do Fogo, não escondeu a emoção ao receber a vacina e chamou a população a também buscar o imunizante. “Estou emocionada por receber a primeira dose. Agora, já estou esperando a segunda dose para ficar 100%. Quem ainda não se vacinou, venha logo, não percam essa oportunidade”.

O morador do bairro Baixo Grande, Leonilson Gomes da Silva,  52 anos, aproveitou o drive-thru para receber a segunda dose do imunizante e também para levar o filho, Leandro Gomes da Silva, de 18 anos, para se vacinar.

“É muito importante que todos se vacinem. O pessoal tem que aproveitar esses mutirões para se imunizar. Todo mundo que tiver a oportunidade de buscar a vacina, não deixe de ir”, convocou Leandro.

Mutirão de Solidariedade

Além de promover o avanço da vacinação na cidade, o Drive-thru Solidário também recebeu a doação de alimentos não perecíveis. Foram coletados 230 kg de alimentos, além de três cestas básicas fechadas.

A secretária de Assistência Social, Diana Alves agradeceu pelos donativos arrecadados com a contribuição popular e convidou os moradores a conhecerem de perto o trabalho da secretaria, levando também um quilo de alimento para as campanhas municipais. “Gostaria de agradecer a toda população que veio até aqui e ajudou. Aproveito para pedir que continuem doando nas campanhas dos nossos equipamentos do município, tanto nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), quanto na sede da secretaria. Se todo mundo contribuir, conseguiremos ajudar a um número maior de famílias”, ressaltou a secretária.

O prefeito, Fábio do Pastel, finalizou o mutirão com uma dinâmica com sorteio de lembranças para os servidores. Alguns dos presentes foram doados por uma moradora em forma de agradecimento pelo trabalho prestado pelas equipes da saúde no município.

Além dos servidores da saúde, o mutirão teve a participação das polícias Civil e Militar,  Defesa Civil, Guarda Municipal e Marinha. O evento contou, ainda, com a colaboração do Terê Frutas, Costa Azul, Sunset, Boi Bom, Marbela, Gabi Descartáveis, Prolagos e da loja Havan, que cedeu o espaço para realização do drive-thru. “É sempre um prazer ceder o espaço para vocês.  Queremos voltar ao normal o quanto antes e isso passa pelo trabalho de vocês. Obrigado a todos”, disse o gerente da loja de departamentos Havan de São Pedro da Aldeia, Rodrigo Marques.