Sistema Único de Saúde (SUS) completa mais um ano de serviços oferecidos à população brasileira

Confira os atendimentos disponibilizados São Pedro da Aldeia

O Sistema Único de Saúde atende hoje a mais de 190 milhões de pessoas, sendo a principal porta para a assistência médica para muitos brasileiros. A data deste domingo (19) celebra a promulgação da Lei nº. 8.080/1990, que regulamentou, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde. Os princípios do SUS são a integralidade, a igualdade e a universalidade. Hoje, atende a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.

Em São Pedro da Aldeia, o SUS oferece vários serviços por meio da Secretaria Municipal de Saúde. 

Unidades Básica de Saúde – UBS e Estratégias de Saúde da Família – ESF

Principais serviços: consultas médicas e consultas com enfermeiros, curativos, vacinas, tratamento odontológico, prevenção ao câncer de colo de útero e mama, encaminhamentos para especialidades, fornecimento de medicação básica para o tratamento de hipertensão e diabetes, coleta de exames laboratoriais entre outros.

Centro de Especialidades Odontológicas – CEO

Realização de procedimentos de média complexidade.

Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente – PAISMCA

Acolhimento mãe-bebê após alta da maternidade e acompanhamento do desenvolvimento infanto-juvenil. Atendimento e cuidados à saúde da mulher.

Vigilância em Saúde

Ações de vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis, a vigilância e prevenção das doenças e agravos não transmissíveis e dos seus fatores de risco, a vigilância de populações expostas a riscos ambientais em saúde, gestão de sistemas de informação de vigilância em saúde de âmbito nacional e que possibilitam análises de situação de saúde, as ações de vigilância da saúde do trabalhador e ações de promoção em saúde.

Setores que compõem a Vigilância em Saúde: Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Doenças Infecciosas e Parasitárias – DIP

Setor voltado para o atendimento de Doenças Infecciosas e parasitarias.

Centro de Reabilitação em Saúde

Reabilitação de pacientes por meio de serviços de fisioterapia neuropediátrica, respiratória, traumato-ortopédica e reumatológica e uroginecológica; fonoaudiologia; psicologia; recursos aquáticos; nutrição materno-infantil etc.

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS

O CAPS aldeense visa acolher pacientes com transtornos mentais graves e persistentes de forma intensiva ou em situações de crise psiquiátrica.

Centro de Atendimento Infanto-Juvenil – CAPSi

O setor conta com uma equipe multiprofissional formada por psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, enfermeira, técnica de enfermagem, administrativo, recepcionistas, auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, voluntárias de psicologia e estagiárias de serviço social.

Núcleo de Atendimento à Violência Intrafamiliar (NAVI)

Centro criado para acolher e atender pessoas em situação de violência. 

Residência Terapêutica – RT

Casa destinada ao acolhimento de moradores que passaram por um longo período de internação psiquiátrica.

Farmácia Básica Municipal

Fornece aos pacientes os medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (de competência do município), especialmente aqueles sujeitos a controle especial, pertencentes à Portaria 344/98, cuja receita fica retida na Farmácia, e outros medicamentos e insumos com critérios específicos de fornecimento na rede municipal, que não estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde.

Regulação Municipal

Descrição: Organiza a oferta de serviços de saúde e o fluxo dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a consultas e procedimentos de média e alta complexidade. Através de seu grupo de profissionais auditores, fiscaliza a execução dos serviços contratados e as relações pactuadas e formalizadas entre gestores municipais e prestadores de serviços de saúde. Integram a Central de Regulação Ambulatorial (CRA), o Cadastro Nacional de Saúde (Cartão SUS) e o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Melhor em Casa 

O serviço realiza a desospitalização, que é a assistência realizada por profissionais da Saúde fora do ambiente hospitalar, proporcionando atendimento mais humanizado aos pacientes. Durante as visitas domiciliares, os profissionais do programa também identificam, orientam e capacitam um ou mais cuidadores do usuário, estimulando a participação ativa dos familiares no processo do cuidado e a ampliação da autonomia da família.

Apoio Domiciliar

Atua no sentido de apoiar a Atenção Domiciliar, nos primeiros Socorros aos usuários dentro do domicílio conduzindo-os conforme necessidade, a uma urgência/emergência dentro do Município de São Pedro da Aldeia. 

Transporte de Paciente

Serviço de atendimento aos pacientes que necessitam de tratamento fora do Município. Composto por veículos de pequeno porte, van, ônibus e ambulância.

Hospital e Maternidade Missão de São Pedro 

Presta suporte técnico de urgência, onde são realizadas as cirurgias de urgência e eletivas, nas múltiplas especialidades (Cirurgia Geral, Ginecologia, Obstetrícia). Funcionamento 24 horas. Serviço de urgência e emergência.

Pronto Socorro Municipal

Atendimento 24 horas, atendimento a acidentados, enfermaria, laboratórios e imagem, plantão noturno, serviço de ambulância, urgências. Funcionamento 24 horas. Serviço de urgência e emergência. 

Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico (UPA)

Deve prestar o primeiro atendimento aos casos emergenciais, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, definindo, em todos os casos, a necessidade ou não, de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.

Os endereços e serviços de cada dispositivo estão disponíveis no Portal de São Pedro da Aldeia, na página da Secretaria de Saúde, e também na Carta de Serviços, disponibilizada no Portal da Transparência do município. 

Links:

https://transparencia.pmspa.rj.gov.br/

Documentos necessários para atendimento no município:

– Identidade, CPF, Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

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