Os 151 cuidadores de alunos especiais aprovados em concurso foram empossados nesta quarta-feira (1º). A cerimônia, realizada na Escola Municipal Professora Carolina Nazareth Pinheiro, foi realizada em dois momentos, cumprindo os protocolos da Vigilância em Saúde. As mulheres foram empossadas pela manhã e os homens, à tarde. Compondo a mesa das autoridades, estiveram presentes o prefeito Fábio do Pastel,os secretários de Educação, professor Elias Valadão da Mota e de Administração, Marcelo Ribeiro.
O ato solene foi conduzido pela subsecretária de Administração, ngela Valadão, que instruiu os cuidadores a respeito das competências exigidas para o cargo. Em seguida, foi iniciado o momento das falas, em que o prefeito, Fábio do Pastel, afirmou a importância do cuidado inclusivo. “Tenho certeza que esse momento fará diferença na vida de muitas pessoas. E, me chama atenção o cargo escolhido por vocês. Uma profissão que exige carinho, amor e atenção. Atenção essa que será lembrada por toda família do aluno que será cuidado. Tenho a certeza de que dentro dos seus corações, está o sentimento de fazer o trabalho bem feito. Sempre digo que quem coloca o coração naquilo que faz, consegue excelentes resultados”, afirmou Fábio.
O secretário de Educação, Elias Valadão da Mota, parabenizou os empossados e ressaltou que a pasta sempre irá atender ao servidor em todas as questões que surgirem durante o exercício do cargo público. “Eu imagino a alegria de vocês, por estarem aqui neste momento. O que tenho a dizer é que vocês procurem fazer o melhor, independentemente de qualquer circunstância. Quando assumimos o governo com o Fábio, uma das nossas prioridades foi viver o dia de hoje, de presenciar essa posse, de pessoas que lutaram para chegar onde estão. A Educação encontra-se aberta para vocês, dando todo o suporte e sendo atendidos em qualquer momento que necessitarem”, disse Elias.
A sensibilidade e o olhar humanizado também foram abordados. O secretário de Administração, Marcelo Ribeiro, destacou o valor do trabalho bem realizado por meio do profissional empenhado. “As nossas crianças precisam desse apoio no ensino. É um cargo que é inclusivo e especial, por isso façam com afinco. Tenham amor e coragem para os desafios da profissão e do dia a dia do trabalho. Parabenizo a todos pela sensibilidade de olhar para esse grupo dentro das escolas e contem conosco para qualquer situação”, pontuou.
Após o momento inicial da cerimônia, foram esclarecidos os principais pontos sobre o regime estatutário, entre eles, questões sobre o período probatório, onde o servidor público será avaliado em relação a sua capacidade, assiduidade, responsabilidade e aptidão para o cargo. Em seguida, os cuidadores foram chamados por ordem de classificação para a assinatura do termo de posse.
A partir da próxima quarta-feira, dia 8 de setembro, os novos servidores darão início à qualificação oferecida pelo Centro de Formação Continuada da Secretaria de Educação. O curso tem o objetivo de despertar reflexões sobre o processo de cuidar e educar na perspectiva inclusiva, abordando temas como atribuições do cuidador de aluno especial; orientações referentes à locomoção, conforto, segurança, autonomia e independência dos alunos. Também serão abordadas estratégias de comunicação e orientações para interagir com o aluno e auxiliá-lo no processo de aprendizagem, dentre outros temas que englobam a relação harmoniosa entre o cuidador e o estudante.