A Semana do Agricultor Familiar, promovida pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, chegou ao fim nesta sexta-feira (02). A abertura do curso de meliponicultura, voltado à criação de abelhas nativas sem ferrão, encerrou a programação de oficinas gratuitas. A iniciativa foi ministrada pelo instrutor Joelson Rodrigues. Os encontros foram realizados pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, no Horto Escola Artesanal.

Foto: Renato Fulgoni

O secretário da pasta, Dimas Tadeu, fez um balanço da iniciativa. “Nós encerramos o evento com sucesso; o pessoal gostou bastante dessa semana, que marcou mais um ano de trabalho com a agricultura familiar. Nós trabalhamos temas voltados à produção orgânica sustentável e tivemos oficinas com foco no aproveitamento de alimentos que são comuns na produção local, como o aipim e a aroeira”, destacou.

Foto: Renato Fulgoni

A programação do último dia de evento marcou o início do curso de meliponicultura, previsto para continuar no próximo mês. A primeira aula abordou conteúdo teórico básico, que será aprofundado nos próximos encontros. Durante a oficina, o instrutor Joelson Rodrigues falou sobre as espécies características da região, capturas de abelhas e como elas devem ser feitas, além da produção e colheita de mel.

Foto: Renato Fulgoni

De acordo com o instrutor, o curso vai envolver questões teóricas sobre o tema, flora e captura de enxames, além de preservação e produção de mel. “Precisamos estimular as pessoas a cuidar e preservar. Nós estamos com o meio ambiente cada vez mais mexido, a natureza tem respondido isso de forma grande, até mesmo agressiva, fora a destruição de insetos e das abelhas”, destacou Joelson.

Foto: Renato Fulgoni

Fernanda Marins, moradora do bairro Praia Linda, acompanhou toda a programação do evento. “As oficinas foram bem importantes para nós, principalmente para quem mora aqui e não sabia que o município desenvolvia tanto trabalho eficiente aqui no Horto. É muito bacana nós, moradores, termos a oportunidade de aprender tanto a teoria quanto a prática. Para mim, foi de muito proveito”, afirmou.

Foto: Renato Fulgoni

A Semana do Agricultor Familiar movimentou o Horto Escola Artesanal da segunda-feira (29) até esta sexta-feira (02). O encerramento, com um café da manhã, reuniu os participantes e instrutores. Também participaram do evento a secretária de Segurança e Ordem Pública e o subsecretário da pasta, Leila Neves e Jorge Ribeiro; o diretor e o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Paulo Jorge dos Santos e Rafael Zeca, respectivamente; e a representante da Secretaria de Educação, Karla Barreto, entre outras autoridades municipais.

Comentários estão desabilitados

Fechar Acessibilidade
%d blogueiros gostam disto: