Curso sobre prestações de contas para diretores escolares é encerrado com oficina de planilhas

Nesta segunda-feira (18), os diretores escolares da Rede Municipal de São Pedro da Aldeia participaram do encerramento do curso de capacitação sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas ações, na sede da UNOPAR. O encontro foi conduzido pela assessora técnica do setor de Prestação de Contas, Luciana Amorin, e contou com a presença do coordenador geral do Financeiro da SEMED, Carlos Eduardo Oliveira, e da assessora adjunta do setor, Jamilhe Machado. Na ocasião, foi realizada uma oficina sobre preenchimento de planilhas.

Foto: Lílian Souza

A assessora técnica de Prestação de Contas, Luciana Amorin, falou sobre o momento. “Na semana passada, passamos para os diretores os procedimentos de utilização dos recursos. Já no encontro de hoje, elaboramos uma oficina para ensinar o passo a passo sobre o preenchimento das planilhas, da documentação necessária para elaboração das prestações de contas. A oficina foi um encerramento do curso de capacitação”, disse.

Foto: Lílian Souza

Considerando a necessidade de capacitação para a plena utilização e respectiva prestação de contas dos recursos federais recebidos, a formação contemplou os conhecimentos e as atualizações dos recursos oriundos do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Na oportunidade, foram abordados assuntos como o preenchimento de planilhas, análise de extratos de conta corrente e conta aplicação dos recursos federais, entre outras temáticas.

Foto: Lílian Souza

Para a diretora da E. M. José Teixeira Paulo, Neuza Melo, foi muito importante participar da capacitação. “Mesmo como diretora antiga, o Governo Federal atualiza algumas questões ao decorrer do ano. Hoje, tiramos dúvidas, fizemos oficinas, tivemos um momento de estudar a planilha de forma detalhada. Achei legal a SEMED disponibilizar a equipe da Prestação de Contas para esclarecer nossas dúvidas”, destacou.

A finalidade do Programa é prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para a manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. A iniciativa visa, ainda, fortalecer a participação social e a autogestão escolar.

Foto: Lílian Souza

A diretora da E. M. Dulce Jotta de Souza, Juçara Leal, falou sobre sua participação. “Apesar de estar há um tempo na gestão, sempre tem algo a mais para aprender, sempre tem novidades nos extratos, nas compras. Então é muito boa essa atualização e a troca de experiência com os colegas”, comentou.