Defesa Civil e Secretaria de Agricultura encaminham doação de ração a ONGs de proteção animal

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, recebeu a doação de 140 quilos de ração animal para serem entregues a entidades de proteção aos animais. O material foi arrecadado pela Associação dos Servidores Municipais, Estaduais e Federas do Rio de Janeiro (Assist) que, desde 2018, realiza doações ao município em benefício de instituições sociais. A entrega da ração foi realizada na manhã desta sexta-feira (05) na sede do Horto Escola Artesanal e contou com a presença do secretário de Agricultura, Dimas Tadeu, do diretor da Defesa Civil, Marcus Dothávio, do assistente social da Assist, Pedro Paulo Melo, além das representantes das organizações beneficiadas, Ellen Eduardo, presidente do Grupo Unidos Pelos Animais Sem Proteção (UASP), e Gisele Eleotério, voluntária da ONG Patinhas da Aldeia.

O diretor da Defesa Civil, Marcus Dothávio, destacou a parceria com a Assist. “Gostaria de agradecer primeiramente a confiança que a Assist deposita na Defesa Civil de São Pedro da Aldeia. A Associação vem expandindo as suas doações para a região e se tornou uma parceira nossa. Nós acompanhamos a dificuldade dos protetores de animais na cidade e, quando surgiu essa oportunidade, prontamente aceitamos a doação. O secretário Dimas foi fundamental nesse processo e nos deu apoio no direcionamento desse material às entidades mais atuantes nesta causa. Esse é o resultado de um trabalho em conjunto em apoio à proteção animal, que é uma das nossas grandes bandeiras”, disse.

Assistente social da Assist, Pedro Paulo Melo falou sobre a iniciativa. “Nós temos um comprometimento com a parte social e fizemos essa campanha com a intenção de conseguir o máximo possível de ração animal, tanto para cães como para gatos. A Defesa Civil atua como uma ponte entre essas instituições e a Assist, sendo uma referência para a gente. Dentro desse contato que temos com o órgão, apontamos a possibilidade dessa doação para que ela pudesse ser repassada a entidades voltadas à defesa animal”, explicou.

De acordo com Ellen Eduardo, presidente do Grupo Unidos Pelos Animais Sem Proteção, uma das entidades contempladas, o material será redistribuído a entidades independentes, parceiras do grupo. “Essa doação, para nós, está sendo muito importante e só vem para somar. Temos uma parceria com protetores animais e abrigos de baixa renda, que são as pessoas que frequentemente nos pedem ajuda e que precisam de doações. São protetores que, muitas vezes, abrigam entre 20 e 50 cães, realizando um trabalho por amor dentro das comunidades”, destacou.

Além da entrega às ONGs de São Pedro da Aldeia, outros 150 quilos de ração animal arrecadados pela Assist foram direcionados ao canil municipal de Cabo Frio. A doação no local contou com a participação do secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Cabo Frio, José Dias Teixeira Júnior, e a superintendente de Defesa Animal, Érica Mateus Toledo.