Defesa Civil emite alertas por SMS para prevenção ao coronavírus

Defesa Civil envia alertas por SMS

Os moradores de São Pedro da Aldeia têm mais um canal de alerta sobre o coronavírus. Além das redes sociais oficiais e do site da Prefeitura Municipal, as mensagens de SMS também são usadas para informar sobre o Covid-19. A medida é um complemento ao trabalho de conscientização realizado pelas autoridades estaduais e municipais. Para se cadastrar e receber os avisos, os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 informando o CEP de interesse. Os alertas de prevenção são enviados pela Defesa Civil Estadual.

“O município está cadastrado nesse sistema de mensagens através do Estado. Agora, além dos alertas de chuvas e orientações sobre riscos de desastres, a população também vai receber esses alertas sobre o coronavírus. Essa é mais uma ferramenta voltada à prevenção da doença”, explicou o coordenador-geral da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothavio.

As mensagens enfatizam a importância de se evitar aglomerações e pede que a população ajude a prevenir e controlar a disseminação do novo coronavírus.

Os alertas preventivos são enviados aos moradores dos municípios cadastrados no sistema Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), junto ao Departamento Geral de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (DGDEC) e do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN).

APLICATIVO SOBRE O CORONAVÍRUS

Para disseminar informações sobre o Covid-19, o Ministério da Saúde desenvolveu um aplicativo com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão e notícias relacionadas. A plataforma gratuita indica, ainda, as unidades de saúde mais próximas e aponta notícias falsas, popularmente conhecidas como fake news. O aplicativo está disponível para usuários dos sistemas operacionais iOS e Android. Para baixar é simples. Basta abrir a loja de aplicativos do seu celular e procurar por “Coronavírus – SUS”. O aplicativo é autoexplicativo.

MEDIDAS PREVENTIVAS

No momento, a prevenção é a melhor aliada no combate ao coronavírus.

– Lave as mãos frequentemente, com água e sabão, por pelo menos 20 segundos;

– Utilize álcool em gel com frequência;

– Proteja o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres e copos;

– Evite ambientes com muita aglomeração e contato com pessoas contaminadas;

– Procure unidades de emergência apenas em caso de extrema necessidade.

Caso a pessoa apresente sinais ou sintomas similares ao coronavírus, a orientação é para ficar em casa, evitando contato com idosos, grupo de risco e locais públicos que possam gerar aglomeração.