Defeso da Lagoa de Araruama começa neste sábado (01)

O defeso de todas as espécies da Lagoa de Araruama começa neste sábado (01) e vai até 31 de outubro. Estabelecido por lei federal, tem como objetivo renovar o estoque pesqueiro, de crustáceos a peixes. O defeso foi adotado pela primeira vez em 2013 e teve excelentes resultados para a pesca na lagoa, tanto na qualidade como no tamanho e peso do pescado. Durante o período, os pescadores legalizados receberão o Seguro Defeso Federal, no valor de um salário mínimo, que neste ano será pago pelo INSS, por determinação do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, está realizando o agendamento para o recebimento do defeso dos pescadores junto ao INSS. Até o momento 129  pescadores foram atendidos pelo serviço. É necessário que a documentação esteja em dia. Todos devem procurar a Secretaria, que funciona na Rua José Costa, sem número, Ponta da Areia.

Em julho de 2015, o Departamento de Pesca realizou mais de 300 atendimentos aos pescadores do município. Além dos 129 agendamentos, foram realizados 32 recadastramentos do Registro Geral de Pesca (carteira de pescador) junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura, 12 entradas no primeiro registro e 180 ações internas e externas.