Search

Dia da Árvore: prefeitura realiza plantio de 60 mudas nativas no bairro Poço Fundo

Ação, em formato piloto, dá início ao projeto de arborização Bosques Urbanos
Foto: Robson Cruz/Divulgação PMSPA

A Secretaria de Meio Ambiente realizou, na manhã desta terça-feira (21), o plantio de cerca de 60 mudas nativas em uma área do bairro Poço Fundo. A ação, desenvolvida em formato piloto, dá início ao projeto Bosques Urbanos e marca as comemorações pelo Dia da Árvore. A proposta é arborizar potenciais áreas para a transformação em zonas verdes, solucionando problemas urbanos e ambientais.

O local escolhido fica às margens da Lagoa de Araruama e teve a vegetação original suprimida ao longo do tempo. Os arbustos ainda presentes, compostos em grande parte por pés de mamona, continuam sendo usados como dormitório por aves que vivem na Lagoa de Araruama. Foram plantadas mudas de Ipê-branco, Ipê-amarelo, Ipê-roxo, Aroeira, Ingá, Angico, Pau-ferro e Pau-jacaré.  Por serem nativas, as espécies estão adaptadas ao clima mais seco e quente presente na região. 

A secretária de Meio Ambiente, Raquel Trevizam, pontuou alguns dos motivos que levaram a escolha do local. “Existe um projeto, que está sendo desenhado em conjunto com a secretaria de Urbanismo, para que essa área se transforme em uma praça ecológica.Os pássaros também dormem em uma área inadequada, de arbustos. Não tiramos essas mamonas, por enquanto, mas quando as árvores estiverem crescidas faremos essa substituição”, explicou.  

Foto: Robson Cruz/Divulgação PMSPA

Servidores cedidos pela Secretaria de Serviços Públicos participaram da ação fazendo a limpeza prévia da área e preparando o solo para o plantio. Posteriormente, será dada continuidade à limpeza no entorno do futuro bosque para que as árvores possam crescer saudáveis.

“A mamona, presente aqui, é uma espécie invasora e indicadora de aridez. Hoje, não há nenhuma árvore grande no entorno para que as garças possam usar como abrigo para descanso. Já tem uma garça ali nos observando, esperando as árvores ficarem com um porte bom”, brincou Mário Flávio Moreira, subsecretário de Meio Ambiente. 

As mudas usadas na ação foram cedidas por empresas parceiras do município.

Foto: Robson Cruz/Divulgação PMSPA

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui