Educação promove homenagem para alunos que se destacaram em concursos federais

Estudantes representaram São Pedro da Aldeia em competições da Marinha e Ministério Público do Trabalho

Como forma de reconhecer o bom desempenho de dois alunos que se destacaram em concursos realizados pela da Marinha e Ministério Público do Trabalho,a Secretaria de Educação promoveu uma tarde de homenagens. Conquistando o 4º lugar a nível nacional, o aluno Guilherme Lima Sodré, representou São Pedro da Aldeia no 3º Concurso Nacional de Redações Amazônia Azul. Já Dharlan Guilherme dos Santos, venceu a etapa estadual da competição a respeito da erradicação do trabalho infantil, promovido pelo Ministério Público do Trabalho.

Para a subsecretária de Educação, Kátia Santana Moreno, a sensibilidade fez os estudantes alcançarem o bom resultado. “Para ler o mundo, as pessoas aprendem a codificar e, assim, falar as palavras, mas muitas pessoas não interpretam esse mundo. E, hoje estamos aqui com duas pessoas que conseguiram esse feito, de passar as ideias e interpretações para o papel, por meio de texto e de música. Devemos prestigiar e manter por perto essas crianças e parceria que estão sempre caminhando com a gente”.

Imagem: Ana Carolina Costa/ PMSPA

Já o coordenador do Programa Forças do Esporte, comandante Marcos Alves, ressaltou a criatividade do aluno do 6º ano da Escola Municipalizada Retiro. “O Guilherme retratou todas as formas de preservação e tesouros contidos na Amazônia Azul, área que apenas o Brasil pode explorar economicamente e que, por conta das riquezas naturais e minerais abundantes, é comparada diretamente à importância da floresta amazônica para o país”. No dia 26 de outubro, o aluno participou da solenidade de entrega de premiação no Salão Nobre do Comando do 1o Distrito Naval.

Roberta Ferreira Di Fazio, representante do Ministério Público do Trabalho, falou da importância do concurso promovido pelo MPT. “O projeto visa promover ações de conscientização e sensibilização a respeito do tema trabalho infantil e adolescente, rompendo barreiras culturais que aceitam, normalizam e até romantizam o ingresso precoce de crianças e adolescentes no mercado de trabalho de forma precária e desprotegida”, disse Roberta.

Com a música “A história de João”, Dharlan venceu a etapa estadual da competição que obteve mais de 10 mil estudantes inscritos em todo o país. O aluno da Escola Municipal Rubem Arruda, ainda irá concorrer na etapa nacional no dia 7 de dezembro.

Também estiveram presentes no evento a coordenadora pedagógica geral, Fátima Cristina Souza; a coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, e o suboficial e coordenador do PROFESP BAeNSPA, Reinaldo Givigi, que trouxe a apresentação do Grupo Musical do Programa Forças no Esporte.

Imagem: Ana Carolina Costa/ PMSPA