Com o objetivo de ser uma incubadora e geradora de novos negócios na Região dos Lagos, a Trilha de Aprendizagem do CRIA Lagos inicia sua primeira jornada no dia 1º de agosto (terça-feira) e a inscrição é gratuita. O projeto possui o apoio da Sala do Empreendedor da Secretaria de Fazenda de São Pedro da Aldeia e tem vagas limitadas. Clique aqui para se inscrever.
Quem se inscreveu até o momento já participou de um encontro chamado “Resenha dos Criativos”, realizado no último final de semana. A iniciativa irá se repetir ao longo de todo o processo para favorecer o networking.
A responsável pela Sala do Empreendedor aldeense, Mariana Cunha, relatou a iniciativa do setor em se aproximar dos empresários locais e apoiar projetos que oferecem oportunidades de aperfeiçoamento. “Projetos de inovação são muito enriquecedores e a parceria com a CRIA Lagos será muito valiosa para os nossos empreendedores. Nossa Sala está de portas abertas para iniciativas como a do Rodrigo”, contou Mariana Cunha.
O idealizador do projeto, Rodrigo Cajueiro, destacou a importância do apoio institucional. “Para o projeto CRIA Lagos, receber o apoio da Sala do Empreendedor de São Pedro da Aldeia tem sido fantástico, não somente para a divulgação das atividades, mas também porque contribui para o cumprimento de uma missão que temos em comum, pois, atualmente, dos 105 negócios criativos inscritos no projeto CRIA Lagos, 65% ainda não estão formalizados. Ou seja, existe uma sinergia também neste tocante”, apontou Cajueiro.
Trilha de Aprendizagem
O curso de empreendedorismo e inovação para negócios criativos terá um total de 16 encontros realizados semanalmente com duração de duas horas cada. A série de aprendizado terá seu encerramento no dia 25 de novembro. Durante estes quatro meses, a turma inaugural do projeto irá passar por todas as fases de criação e estruturação de um negócio: desde o processo de ideação, até a construção de um Produto Mínimo Viável no módulo de Modelagem do Negócio, passando pela importância do investimento em Marketing Digital.
Quando o empreendedor já possui um produto ou serviço bem definido, chega a hora da etapa final no módulo Pitch e Storytelling, que irá preparar os alunos a apresentarem seus negócios a futuros investidores. Esta será a avaliação final do curso e será realizada por uma banca composta por empresários locais e representantes da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), da Aldeia Criativa e da Associação Comercial e Câmara dos Dirigentes e Lojistas (ACIASPA/CDL).
Premiação
Os três primeiros colocados vão ganhar três sessões de mentoria gratuita da ABMEN, além de três participações em eventos da Aldeia Criativa.
Além das aulas sobre empreendedorismo e inovação, as pessoas que participarem do Projeto CRIA Lagos também terão acesso a oficinas e palestras do Sebrae, por meio do Programa Conexão Sebrae Terceiro Setor. Dentre elas, oficinas sobre comportamento empreendedor, vendas, preço, MEI e finanças pessoais.
O curso será realizado em São Pedro da Aldeia, na sede da ACIASPA, localizada na R. Gloria Lobo, nº 360, Centro. A Trilha de Aprendizagem terá uma turma também no município de Cabo Frio, no ICEAP, localizado na Rua Antônio de Oliveira Gama, 209 – Jardim Flamboyant.