Equipe da Atenção Domiciliar reforça importância do cuidado com a saúde mental e emocional

Ações em prol do Janeiro Branco envolvem atividades de promoção de saúde mental no ambiente de trabalho e na residência dos pacientes

Empenhada em promover maior atenção às condições emocionais de pacientes, familiares e cuidadores, a Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia está desenvolvendo ações em prol da campanha “Janeiro Branco”. Dessa forma, a prefeitura reforça a importância de buscar orientação e acolhimento nos serviços oferecidos à população aldeense.

A equipe da Atenção Domiciliar do município realiza atividades de promoção de saúde mental na residência dos pacientes e no ambiente de trabalho, com o objetivo de orientar sobre a importância de manter a mente ativa e de expressar os sentimentos de forma saudável.

As atividades domiciliares envolvem uma conversa com a psicóloga da equipe, destacando o cuidado não só com o corpo físico, mas também com as emoções. Na oportunidade, a profissional ressalta a importância do lazer e de momentos de descontração, principalmente para as famílias que têm pacientes acamados. A equipe também deixa na residência um cartão assinado por todos os profissionais que prestam o atendimento.

Já em relação às atividades no ambiente de trabalho, o dia 18 de janeiro (quarta-feira) reserva um momento de cuidado com uma profissional podóloga, que irá ministrar uma palestra sobre cuidados com os pés e ofertará massagem aos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. Uma sessão de ginástica laboral para relaxamento e integração das equipes está agendada para o dia 25 de janeiro (quarta-feira), também com os servidores da pasta.

A psicóloga do Programa Melhor em Casa, Fátima da Luz Pereira Maia, fala sobre o tema. “Segundo a Organização Mundial de Saúde, saúde mental é a capacidade de estabelecer relações harmônicas com os demais e a atribuição construtiva nas modificações do ambiente físico e social. Sendo assim, não se trata apenas da ausência de transtornos mentais, mas também do bem-estar subjetivo, com o equilíbrio emocional e com a capacidade de administrar a própria vida e emoções. No Janeiro Branco, a equipe AD organizou atividades de promoção de saúde mental no ambiente de trabalho e na residência dos pacientes. Afinal, todos precisamos cuidar da nossa saúde mental. É imprescindível cuidar de quem cuida”, afirmou.

Conheça a campanha “Janeiro Branco”

O primeiro mês do ano é dedicado à campanha de conscientização “Janeiro Branco”, que incentiva a população a refletir sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. O objetivo é chamar a atenção de indivíduos, instituições, sociedades e autoridades ao bem-estar coletivo dos seres humanos, respeitando-se a condição psicológica de cada um.

Por conta dessas reflexões, a cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco”, onde podem ser escritas novas histórias.