Equipe da Secretaria de Educação participa de debate sobre valorização do professor

O secretário de Educação de São Pedro da Aldeia, Alessandro Teixeira Knauft, participou do debate “Professores que transformam e a valorização docente”, promovido pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV EBAPE), no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação do queniano Peter Tabichi, vencedor do Global Teacher Prize 2019, prêmio considerado o Nobel da Educação.

Também participaram do evento a subsecretária municipal de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira; as coordenadoras de Acompanhamento da Implantação dos Dispositivos Legais, Josephane Lima, e de Avaliações Externas e Currículos, Carmensita Ribeiro; além da diretora da E. M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo, Rafaela Muniz.

Foto: Divulgação/SEMED

Para a subsecretária de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira, o evento foi uma experiência renovadora. “Foi muito bom ouvir professores, como nós, com as mesmas dificuldades diárias e que, ainda assim, fazem a diferença na vida dos alunos e da comunidade, entendem que não é só entre as quatro paredes que podemos fazer a diferença e que se tornam exemplos a serem seguidos. Momentos assim acendem em nós a esperança em uma Educação transformadora, em que todos possam aprender com qualidade”, afirmou.

Foto: Divulgação/SEMED

Realizado no Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas, o debate abordou a importância do papel do professor e sua valorização no ensino público. Na oportunidade, Peter Tabichi, eleito o melhor professor do mundo, apresentou o trabalho que realiza no Quênia com estudantes em situação de extrema vulnerabilidade em uma zona rural.

Foto: Divulgação/SEMED

A diretora da Escola Quilombola, Rafaela Muniz, se mostrou otimista para implementar futuras ações na unidade. “Ouvir as ações dos professores presentes me fez acreditar que tudo é possível com dedicação e amor pelo que fazemos; participar do debate foi revigorante e motivador. Podemos, sim, ajudar a transformar a vida de nossos alunos e aproximar a comunidade da escola a cada dia. Muitas ideias surgiram a partir dos projetos expostos e trabalhar em equipe será fundamental para colocar tudo em prática”, declarou.

Foto: Divulgação/SEMED

A programação contou, ainda, com palestras da diretora do CEIPE, Claudia Costin, do diretor regional da Fundação Varkey, instituição responsável pelo Global Teacher Prize 2019, Agustín Porres, e do “Educador Nota 10” de 2018, José Couto Júnior, entre outros profissionais.