Escolas municipais de São Pedro da Aldeia promovem aulas sobre educação no trânsito

Alunos de 25 escolas da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia estão trabalhando em sala de aula o projeto “Educação no trânsito e meio ambiente”, desenvolvido pelo programa “Caminhos para a Cidade”, que visa a aplicação de conteúdos sobre os temas com os estudantes do 4º e  5º ano. A iniciativa oferece aulas regulares de Educação para o Trânsito a 2.283 alunos, integrando o tema às disciplinas curriculares com intuito de ampliar o pensamento coletivo e a mudança de comportamento para um trânsito mais seguro, preservação ambiental e cidadania.

Divulgação | SEMED
Divulgação | SEMED

O “Caminhos para a Cidadania” é promovido pela Concessionária CCR ViaLagos. A coordenadora municipal do programa, Maria Regina Silveira, falou sobre a parceria. “O projeto não somente trabalha com os alunos informações de sustentabilidade e trânsito utilizando o lúdico, mas promove formação para os educadores, afim de que esses profissionais se capacitem para trabalharem com seus alunos, além de possibilitar acesso à cultura através de vários projetos inseridos no programa”, disse.

Divulgação | SEMED
Divulgação | SEMED

 Durante o desenvolvimento do trabalho, os estudantes fizeram pesquisas de campo, entrevistas, exposição de maquetes e cartazes, gravação de vídeo no programa stop motion, roda de conversa para reflexão dos cuidados no trânsito, debate, jogos em sala, atividades no livro e produção textual. Foi realizado, ainda, o projeto “Papo sério”, abordando os problemas de trânsito no bairro da unidade escolar.

Divulgação | SEMED

Com material didático exclusivo para trabalhar o tema com os alunos de forma lúdica e construtiva, o programa também oferece atividades complementares, como peças teatrais e campanhas educativas. Estão previstos para o ano de 2019 os projetos “Buzum” e “Cine em Cena”, além da formação para os professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, que já está acontecendo. 

Comentários estão desabilitados

Fechar Acessibilidade