Search

Equipe de Educação Infantil participa de Congresso de Estudos da Infância

A equipe de Coordenação da Educação Infantil de São Pedro da Aldeia participou do II Congresso de Estudos da Infância (CEI), realizado no Rio de Janeiro. Estiveram presentes no encontro as coordenadoras do setor, Alessandra Lira e Lediane Gastanes, acompanhadas pelas formadoras Natalia Araujo, Karina Rhodes e Maria Clarete Martins e a auxiliar de Coordenação Aline Beranger.

Divulgação | SEMED
Divulgação | SEMED

A coordenadora de Educação Infantil, Lediane Gastanes, falou sobre a importância da participação no Congresso. “É preciso estar sempre estudando, se atualizando, buscando trazer para o nosso município novas ideias e estratégias para somar no ensino da nossa rede, visando aprimoramento da prática pedagógica que se desdobra no trabalho com os professores do nosso segmento”, destacou.

Divulgação | SEMED

O II CEI teve como objetivo provocar reflexões sobre o desenvolvimento do pensamento crítico dentro do espectro da política como ato de escolha, possibilitando, ainda na fase da infância, às crianças serem agentes da construção da sua identidade e da sua história, como um sujeito de direitos no tempo-espaço que constitui a história da sociedade onde vivem.

Divulgação | SEMED

O Congresso foi um espaço para debates, atuações, questionamentos, reflexões, compreensões e conhecimentos das miudezas do mundo, que se revelam nas pesquisas, nos estudos e nas ideias políticas e sensíveis dos estudos da infância. Composto por inúmeros Grupos de Trabalho (GT), com apresentações relativas à educação e infância, o evento ainda ofertou oficinas de vivências com foco em desenho, dança e contação de histórias, entre outros.

Divulgação | SEMED
Divulgação | SEMED

Na ocasião, a formadora Nathália Araujo apresentou seu trabalho autoral “Infâncias no campo, percepções sobre a violência e suas manifestações: reflexões iniciais de uma práxis”, selecionado para um dos GT’s. “O trabalho apresentado foi fruto da especialização para qual fui selecionada: ‘Impactos da Violência na Escola’, ofertada pela FIOCRUZ para professores e profissionais da Educação Pública entre 2016 e 2017”, explicou Nathália.

Divulgação | SEMED
Divulgação | SEMED

Também participaram do II CEI as formadoras do Primeiro Segmento, Cristina Rigueira e Renata de Castro. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui