Escola do bairro Balneário promove projeto de incentivo à leitura

Os alunos do 1º ano da Escola Municipalizada Paineira, no bairro Balneário, participaram de atividades lúdicas de incentivo à leitura. Os exercícios “Cantigas de roda” e “Ler dá asas à imaginação” foram uma iniciativa das professoras das turmas, Joyce Duarte e Evelim Vieira.

Foto: Divulgação | SEMED

O projeto “Cantigas de roda: Borboletinha” proporcionou a leitura e a escrita de diferentes cantigas e ampliou o repertório musical das crianças. No desenvolvimento da atividade, os alunos conheceram algumas cantigas de roda e, com isso, produziram um cartaz com a letra da canção. Eles elaboraram, ainda, uma receita de chocolate, colocaram a mão na massa e prepararam o doce, como diz a cantiga.

Foto: Divulgação | SEMED

A professora da turma, Joyce Duarte, falou sobre a atividade. “A aula foi muito divertida e empolgante para os alunos. Todos participaram com muito entusiasmo e dedicação”, disse.

Foto: Divulgação | SEMED

Já a atividade “Ler dá asas à imaginação” buscou oportunizar momentos de leitura no intuito de incentivar e despertar o gosto e o prazer de ler, não deixando de atender as necessidades lúdicas e a ligação com o cotidiano da criança.

Foto: Divulgação | SEMED

Com a turma em círculo, cada criança resgatou uma palavra ou frase de dentro da gaiola para, em seguida, realizarem a leitura em voz alta. Após todos resgatarem as palavras, os alunos destacaram a quantidade de letras e sílabas.