Com a pandemia, a realidade de alguns lares em relação ao ensino das crianças e adolescentes vem sendo de dificuldade, já que ficou a cargo dos pais e responsáveis a aplicação de atividades que são divulgadas na plataforma tecnológica de ensino. Neste cenário, muitas escolas do município não estão medindo forças para dar suporte a todos.
Os diretores e suas equipes têm realizado planejamentos que se adaptam à realidade das comunidades que atendem, tornando a missão de ensinar mais fácil e atrativa, tanto para o responsável quanto para o aluno.
Uma das escolas que vem desempenhando bem o serviço de assistência é a E. Mz. Vital Brasil, que além de ter um número exclusivo de atendimento, preparou um folder divulgando todas as formas de contato com a direção e um protocolo de higienização na hora da retirada das atividades impressas que serão distribuídas pela Educação. A escola também preparou kits exclusivos para os alunos inclusos, que contém dicas de atividades.
Já na E.M. Vinhateiro, foi criada uma espécie de central de atendimento via Whatsapp. A diretora adjunta, Liege Vicente, explicou que o suporte é oferecido aos alunos do sexto ao nono ano. “Nós criamos grupos de whatsapp e foi feita uma tabela de horário de atendimento entre os professores. Se o aluno estiver com dúvida, ele deverá entrar no grupo no horário estipulado para a disciplina, se identificar e terá ajuda em particular. O grupo possui regras, e a maior delas é não haver conversa paralela para não atrapalhar a assistência ao aluno. O atendimento vai de segunda a sexta, das 8h30 até 16h30”, contou.
Dedicação antes da pandemia
Na rede municipal de ensino há também quem já faça esse trabalho de atendimento antes mesmo da pandemia. É o caso da E. Mz. Paineira, que mantém há três anos um grupo de Whatsapp para pais e alunos. Com a pandemia, o trabalhou se intensificou e algumas medidas diferentes foram tomadas, como o processo de baixar as atividades e vídeos da plataforma para compartilhar no grupo, já que existem pais que não possuem internet capacitada para logar e nem um computador para acessar, o que dificulta a realização dos estudos em casa. Os vídeos da plataforma também são compartilhados no perfil oficial da escola no Facebook.
Segundo a diretora Cristiane do Santos, a Escola Paineiras não teve nenhuma dificuldade em adaptar o atendimento, pois há 3 anos já existe um grupo de Whatsapp no qual os pais são avisados sobre comunicados e até pertences esquecidos na escola. “Aqui, não trabalhamos apenas a questão didática, mas também a questão familiar. De certa forma, já enviávamos atividades pelo Whatsapp quando o aluno faltava algum dia, então, já tinha sido criado um hábito”, explicou.
E por esse esforço, a direção e equipe ganham reconhecimento. Zirlande de Andrade , mãe da aluna Thifani, que estuda no 7° ano, elogiou a gestão da escola Paineira. “Nós temos o suporte muito bom da nossa diretora e da vice-diretora. Recebemos todas as informações necessárias e corretas, já que existe muita fake news na internet nesse momento. Estamos indo muito bem e tudo que acontece nos é passado de imediato, porque a nossa diretora fica 10% disponível para nos ajudar”, comentou a mãe, que se mantém ativa no grupo da escola.