Espetáculo Mar de Soluções encanta público em São Pedro da Aldeia

Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente com o Projeto Somos do Mar promoveu conscientização ambiental de forma lúdica
Show foi adaptado em uma contação de história que encantou o púlblico | Fotos: Aline Torres Guimarães

Como no oceano, a apresentação da peça Mar de Soluções enfrentou turbulências no último sábado (10/09), mas não deixou de passar sua mensagem em São Pedro da Aldeia. Os fortes ventos na Praça Hermógenes Freire da Costa impossibilitaram o tradicional espetáculo com acrobacias feito pelo projeto itinerante Somos do Mar. Porém, a ação educativa, realizada junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, adaptou o show em uma contação de histórias que prendeu a atenção do público. Foram distribuídos algodão doce e pipoca para as crianças.

Em caracterização da cabeça aos pés, a personagem Marina Peixa e o mergulhador Robertino convidaram a criançada, e os responsáveis que os acompanhavam, a uma viagem pelo fundo do mar. A peça demonstrou a importância de preservar o Meio Ambiente e de não descartar lixo em locais inadequados. 

Em um recado leve e lúdico, os artistas e educadores ambientais Diulie Tavares e Rafael Langella deram dicas de como reduzir o uso de descartáveis, além de mostrar o caminho que os resíduos percorrem até chegarem indevidamente ao mar e as consequências aos animais marinhos quando isso acontece. 

O espetáculo roda todo o Brasil levando consciência ambiental para todas as idades. “Apesar dos contratempos, o público abraçou a ideia, participou e as crianças amaram. É muito gratificante trazer a educação ambiental de uma forma leve e divertida, que é o objetivo do Somos do Mar. Nossa meta é levar conhecimento adaptado para o público infantil, pois eles são crianças e merecem ser tratadas como tal. Apesar de todos os problemas ambientais que a gente enfrenta, precisamos falar com eles com encantamento”, comentou a intérprete da peixinha Marina e engenheira ambiental, Diulie Tavares.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, destacou a importância de realizar eventos de educação ambiental. “É fundamental trabalharmos com o público infantil, pois serão futuros formadores de opinião. Além disso, as crianças levam essa consciência para os pais e familiares.  Achei muito interessante a didática abordada, que mostra que o lixo que se joga no chão vai para a lagoa ou para o mar. Acho muito legal esse tipo de evento que só fortalece a disseminação da consciência ambiental”, apontou.

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente, junto à Guarda Ambiental, esteve presente prestando apoio durante a realização do evento.

Público aprovou a iniciativa

Sentadas à beira-mar, as crianças imergiram na história do livro Mar de Soluções, que foi disponibilizado para venda junto a passatempos educativos ao final da peça. Moradora do bairro Balneário, Annanda Lourenço levou a filha Raphaela, de sete anos, para assistir ao espetáculo. A pequena contou que gostou de toda a peça e aprendeu que não se deve jogar lixo no chão. Já o morador do bairro Poço Fundo, Bernardo Rangel, de seis anos, foi com o pai e disse que a parte favorita foi a história. Ele destacou que aprendeu sobre o lixo reciclável. 

A pequena Lívia Cardoso, de oito anos, falou sobre o espetáculo.“Eu gostei muito da peça porque fala sobre como o lixo não pode entrar no mar senão os animais se machucam”, disse ela, empolgada com o livro de atividades na mão. 

A mãe, Layla Cardoso, que também acompanhou a peça, elogiou a iniciativa. Ela destacou, ainda, que se mudou para o município recentemente e já percebe a melhoria na qualidade de vida. “Achei a apresentação muito informativa, falando sobre o cuidado que todos temos que ter com o Meio Ambiente, foi muito interessante. Nos mudamos há seis meses para cá e estamos adorando a cidade. É impressionante como nossa qualidade de vida já mudou nesse tempo. A Lívia faz aula de frescobol pelo Projeto Aldeia em Movimento aqui na praia, pertinho de casa, ela está amando”. 

Mais ações ambientais no município

O mês de setembro segue com ações ambientais em São Pedro da Aldeia. Além do evento educativo com o espetáculo Mar de Soluções, o município terá ação de limpeza na Praia do Sol, neste sábado (17/09). A atividade será realizada em parceria com o Instituto Escola do Mar (IEMAR) durante toda a manhã e terá a participação de alunos das escolas municipais. 

A ação conta com apoio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Postura; além da Colônia de Pescadores, Escoteiros, Cruz Vermelha e ONGs municipais. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui