As estradas rurais de São Pedro da Aldeia continuam recebendo serviços de recuperação e manutenção, com o objetivo de facilitar o tráfego nas vias utilizadas por produtores rurais. Na segunda-feira (07), a equipe do programa “Estradas Agro RJ” iniciou o trabalho de patrolamento e limpeza na Estrada de São Mateus até a altura do Assentamento Ademar Moreira. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Governo do Estado, que é responsável pela cessão de maquinário e do material utilizado no serviço.
De acordo com o secretário de Agricultura, Trabalho e Renda, Thiago Ribeiro, a promoção de ações que facilitem a rotina dos trabalhadores do campo é uma das prioridades do governo. “O ‘Estradas Agro RJ’ chegou a São Pedro da Aldeia no final de janeiro e, desde então, temos trabalhado para facilitar o dia a dia dos moradores, produtores e trabalhadores da zona rural, que trafegam diariamente por essas estradas. Agradeço à Secretaria de Estado de Agricultura por proporcionar essa estrutura de trabalho para recuperação das nossas estradas vicinais”, destacou.
Cerca de 250km de estradas vicinais serão recuperados por meio do programa. Para a realização do serviço na Estrada de São Mateus são utilizados máquina motoniveladora (patrol), retroescavadeiras, pá mecânica, trator agrícola e rolo compactador, além de caminhões caçamba e pipa. A Prefeitura aldeense aguarda a chegada da bica corrida, que será enviada pelo Estado, para colocação em pontos estratégicos.
A iniciativa irá beneficiar centenas de famílias e produtores rurais de São Pedro da Aldeia, entre eles Dilson dos Santos. “A estrada estava com muitos buracos. Agora, com esse serviço, está ficando muito boa. Vai facilitar muito o nosso dia a dia, além de ajudar a escoar os produtos que produzimos. Vai ser muito bom para a gente”, afirmou o produtor.
O trabalho de recuperação das estradas na zona rural de São Pedro da Aldeia foi iniciado na Estrada da Flexeira e seguiu até o Polo Rural da cidade, na Cruz. O percurso recebeu colocação de saibro e basalto, além de patrolamento. A equipe também trabalhou na Estrada da Rua do Fogo até a altura do bairro Três Vendas.