Estudante da E. M. Maria da Glória dos Santos Motta é premiada em projeto da Prolagos

Projeto CaptAção teve como objetivo trazer a reflexão sobre território, identidade e cultura

A parceria entre a Secretaria de Educação e a Concessionária Prolagos possibilitou o destaque de mais uma aluna do município de São Pedro da Aldeia. Com o tema “Meu Lugar, Meu Patrimônio”, a terceira edição do projeto CaptAção, premiou a aluna Jennifer de Souza Manjana, da Escola Municipal Maria da Glória dos Santos Motta. A iniciativa incentivou os estudantes a refletirem sobre território, identidade e cultura e ainda organizou oficinas com produção artística de imagens, fotos e sessões de cinema na casa-museu Instituto Carlos Scliar, em Cabo Frio.

Reproduzindo a temática por meio da fotografia intitulada “A luz do sol exaltando a beleza da lagoa em São Pedro da Aldeia”, a jovem, que cursa o 9º ano de ensino fundamental, conquistou o terceiro lugar após concorrer com estudantes das redes municipais de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio e Iguaba Grande. O diretor da escola Maria da Glória, Jandir da Silva Lessa, falou da experiência vivenciada pelos estudantes durante o CaptAção. “Tivemos momentos muito agradáveis durante todo o projeto, onde os alunos ficaram completamente encantados com todas as etapas que foram apresentadas na casa Carlos Scliar. Todos os participantes se sentiram acolhidos e além da competição em si, foram vividas manhãs de muita alegria e conhecimento para todos”, disse o diretor.

A professora de ciências, Juliana Santos, acompanhou todo o processo do projeto e viu de perto os efeitos positivos da ação no conhecimento dos alunos. “A participação desses alunos no projeto foi de muita importância para o reconhecimento do local de vivência, permitindo evidenciar os aspectos que devem ser preservados e mantidos para que a beleza e a identidade da cidade fossem destacadas. É relevante a iniciativa da Prolagos em desenvolver esses projetos que permite estimular a capacidade dos alunos em reconhecer a importância do local”, pontuou.

Premiada com um headphone, a estudante agradeceu pela experiência adquirida durante o projeto. “Fico muito agradecida pela oportunidade de participar e pela atenção que deram à minha fotografia. Aprendi muito com o projeto e me sinto feliz de ter sido reconhecida entre tantos alunos”, afirmou Jennifer.