Estudantes da E. Mz. Lucinda Franciscone de Medeiros participam do projeto “CaptaAção”

Os alunos do 9º ano da Escola Municipalizada Lucinda Franciscone de Medeiros, localizada no bairro Porto do Carro, participaram do projeto “CaptaAção – Seu descarte, minha arte”, na quarta-feira (07). O projeto é uma iniciativa da concessionária Prolagos, em parceria com a Secretaria de Educação e o Instituto Carlos Scliar, que visa a valorização da cultura e a preservação ambiental, com foco na reutilização e correta destinação de resíduos. As coordenadoras de Educação Preventiva da SEMED, Maria Regina Silveira, e de Ciências, Marciele Pereira, e o professor de Ciências da turma, Jerry Adriano, além da representante da Prolagos, Dayanne Moura, acompanharam as atividades.

Divulgação | Prolagos

O professor de Ciências, Jerry Adriano, falou sobre a iniciativa.  “Visitamos o Instituto em Cabo Frio visando a conscientização dos nossos alunos, principalmente os do 9º ano, que estão participando desse projeto, para terem consciência referente à importância da reciclagem e do valor da sustentabilidade, pois futuramente tudo isso que for deixado será um legado para os seus filhos”, disse.

Divulgação | Prolagos

Os alunos participaram de uma visita guiada ao Instituto Carlos Scliar, no município de Cabo Frio, de uma oficina de reciclagem para conhecer técnicas, assistiram a exibições de curta-metragem sobre o impacto no meio ambiente na Sala de Cinema Nelson Pereira dos Santos, interagiram em momento de reflexão, esclareceram dúvidas sobre tratamento de água e esgoto e receberam, ainda, orientações de uma produção artística. Ao final do projeto, as melhores produções serão premiadas nas categorias “Artesanato sustentável”, “Curta-metragem” e “Composição musical”.

Divulgação | Prolagos

Aluno do 9º ano, Willian Nascimento afirmou que, a partir de agora, vai esquecer o copo plástico e dar preferência ao uso apenas da garrafinha. “Aprendi sobre a importância da preservação e da reciclagem e continuo aprendendo muito com esse projeto. Gostei muito da experiência de ter visitado o Instituto Carlos Scliar, em Cabo Frio”, afirmou.

Divulgação | Prolagos

Na ocasião, a coordenadora do Instituto, Cristina Ventura, conversou com os alunos sobre a vida de Carlos Scliar, que deu nome à casa museu. Ela conduziu a visita guiada no espaço, abordando tudo que foi vivido e produzido no local, além da importância cultural do Instituto na região.

Também aluna do 9º ano, Larissa Oliveira comentou sobre a participação no CaptaAção. “Participar desse projeto está sendo algo incrível. Já aprendi bastante coisa que não sabia sobre reciclagem e preservação. Estou amando”, declarou.

Divulgação | Prolagos

Os estudantes da E. Mz. Capitão Costa, no bairro Cruz, e da E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João, já visitaram o local. Também participarão do projeto os alunos da Escola M. Francisco Paes de Carvalho Filho, do Boqueirão.