Search

São Pedro da Aldeia elabora manual de calçada ideal com foco na acessibilidade e mobilidade urbana

Na data em que se celebra o Dia Internacional do Pedestre, o prefeito Cláudio Chumbinho recebeu em seu gabinete o especialista em Desenvolvimento Setorial da Firjan, Luiz Gustavo Guimarães, para a apresentação do “Manual Calçada Ideal”. Elaborado por profissionais das Secretarias Municipais de Urbanismo e Habitação e de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, o manual visa padronizar as calçadas do município seguindo princípios como acessibilidade e segurança. O encontro desta quinta-feira (08) definiu, ainda, a data em que o projeto será apresentado para toda a sociedade civil organizada. Para isso, um seminário será realizado na Câmara Municipal, no dia 28 de agosto, às 10h.

O prefeito Cláudio Chumbinho convoca toda população aldeense a participar do seminário, que será muito importante para o município. “Esse é mais um avanço para São Pedro da Aldeia; é mais um daqueles objetivos e compromissos firmados com a população que vamos entregar. Só tenho que agradecer, mais uma vez, a toda equipe da Firjan, que tem dado esse apoio na elaboração do projeto junto com a Secretaria de Urbanismo. Ficamos muito felizes de estar concretizando mais esse compromisso”, salientou.

Foto: Renato Fulgoni

A apresentação do “Manual Calçada Ideal” foi feita pelo técnico cadista Raphael Moreira, responsável pela elaboração do material ao lado de Tânia Vasconcellos e Diana Diogenes, profissionais das Secretarias de Urbanismo e de Ambiente, respectivamente. O documento segue princípios de acessibilidade, segurança, desenho, utilidade e conforto, dando medidas mínimas e ideais para a construção de calçadas residenciais, comerciais, de orla e em áreas tombadas, entre outras.

Foto: Renato Fulgoni

Especialista em Desenvolvimento Setorial da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Gustavo Guimarães falou sobre a iniciativa. “Estamos tendo uma experiência muito boa em São Pedro da Aldeia, com uma equipe muito dedicada ao trabalho e um prefeito com uma visão da importância da acessibilidade nas calçadas, o que é bom não só para pessoas com deficiência ou idosos, mas para todos. Ter toda essa abertura e o empenho da equipe para que a gente pudesse, hoje, no Dia Internacional do Pedestre, apresentar para o prefeito esse manual já concluído nos deu uma satisfação muito grande”, afirmou.

Foto: Renato Fulgoni

O “Manual Calçada Ideal” aborda, ainda, questões relativas à vegetação urbana, que trata da parte de arborização dos espaços e fala sobre os tipos de plantas recomendadas para plantio em calçadas, levando em consideração aspectos como copa, porte, raízes e caules. Também é possível encontrar recomendações de tecnologias, com explicação e passo a passo, e questões relacionadas a ciclovias.

Foto: Renato Fulgoni

De acordo com a secretária de Urbanismo e Habitação, Liane Martins, o documento é um dos itens do Plano de Mobilidade Urbana, voltado ao pedestre. “Esse trabalho do manual das calçadas é muito importante para a gente padronizar e melhorar a acessibilidade dos pedestres no nosso município, é um trabalho que vem sendo feito há uns dois anos e que estamos concluindo. Virando Lei, vamos começar a implantar no município e também vamos orientar os proprietários de imóveis e comércios para adequar as calçadas”, explicou.

Foto: Renato Fulgoni

Na ocasião, foi feito um resumo do trabalho realizado até então, que teve início com uma reunião com o prefeito Cláudio Chumbinho. Cerca de 20 servidores públicos participaram de um workshop de capacitação técnica, onde vivenciaram os desafios enfrentados por pessoas com deficiência física e visual nos espaços públicos, apontando as dificuldades encontradas, propondo soluções e apresentando propostas. Em seguida, foi iniciada a elaboração do Manual Técnico e Folder de Calçadas.

A próxima etapa de trabalho envolve toda a sociedade civil organizada em um seminário que será realizado na Câmara Municipal de Vereadores, no dia 28 de agosto, uma quarta-feira, às 10h. É importante que a sociedade aldeense participe do encontro para conhecer o novo padrão de calçadas e entender as melhorias. Além do Plano de Mobilidade na área voltada à “mobilidade a pé”, a nova padronização proposta pelo “Manual da Calçada Ideal” responde, ainda, a questões do Plano Diretor Municipal.  

Também participaram da apresentação os secretários de Governo, Eronildes Bezerra, e de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Luciano Pinto.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui