Os alunos da Escola Municipal Luiza Terra de Andrade, no bairro Campo Redondo, participaram da culminância de um projeto cultural sobre o Halloween, comemorado em 31 de outubro. A ação foi idealizada pela professora de Língua Inglesa, Suziane de Santana, e acompanhada pelo orientador educacional, Thiago Santos.
O projeto foi desenvolvido com o objetivo de promover a integração entre culturas, por meio da multidisciplinaridade, além de incentivar a solidariedade, a cooperação e o cuidado com o meio ambiente.
A professora de Língua Inglesa, Suziane de Santana, falou sobre o projeto. “A ação visou aprimorar o vocabulário dos alunos em inglês, além de desenvolver, por meio do listening, a habilidade de entender a língua inglesa, conhecendo os símbolos do Halloween e integrando as turmas em trabalho de equipe”, disse.
Na ocasião, os estudantes puderam conhecer a história da Festa do Halloween. Vestidos com roupas temáticas, eles aprenderam sobre a valorização das manifestações culturais, ampliando seus conhecimentos histórico-culturais sobre os países que têm como língua nativa o inglês. Além disso, puderam vivenciar, por meio de atividades lúdicas, a origem da festa tão tradicional nos Estados Unidos e que, ao longo dos anos, tem sido inserida na cultura brasileira.
De acordo com o orientador educacional da unidade escolar, Thiago Santos, o projeto oportuniza aos alunos vivenciar as diferentes culturas existentes. “A escola trabalha, além do Halloween, outras culturas ao longo do ano. Um exemplo é a Festa Junina, que vem da cultura brasileira com origem dos açorianos. Com isso, os estudantes se aprofundam nestas culturas, a partir do momento que há uma caracterização do personagem”, destacou.