Exposição de bonecas de pano é sucesso na Casa da Cultura

Será encerrada, nesta quinta-feira (14), a exposição “Bonecando e Celebrando a Vida – Parceria do Bem”, estrelada pelas bonecas de pano Giampaoli. Cerca de 200 peças artesanais estão expostas na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, celebrando o universo infantil e a temática da inclusão social. Em cartaz desde o início de outubro, a mostra teve a visitação de mais de 500 pessoas, incluindo o público escolar e universitário. A iniciativa foi fruto de uma parceria entre Giampaoli Arte & Atelier, grupo “Amigas da Mama” e Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura. A exposição ainda pode ser visitada gratuitamente nesta quinta (14), das 8h30 às 17h.

Foto: Rafael Sousa

“A exposição das bonecas de pano foi um sucesso na Casa da Cultura. Queremos agradecer a Simone Giampaoli, que idealizou esse projeto lindo de artesanato com as bonecas terapêuticas, a todas as famílias e unidades escolares que nos visitaram, e também as meninas das ‘Amigas da Mama’ que estiveram conosco durante todo esse mês, trazendo diversas profissionais e fortalecendo a rede de cuidados e assistência às mulheres nesse momento tão delicado de suas vidas. Esperamos no ano que vem poder retornar com esse projeto encantador para os nossos aldeenses”, destacou a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques.

Foto: Divulgação

Com pouco mais de um mês em cartaz, a exposição das bonecas de pano trouxe a magia do mundo de fantasias, passando pelo Halloween e pelo clássico literário “Alice no País das Maravilhas”. A temática da inclusão social também teve destaque por meio das bonecas com deficiências físicas/visuais e das bonecas mastectomizadas, apelidadas carinhosamente por “Fabulosas”, confeccionadas especialmente em homenagem à campanha “Outubro Rosa”.

Foto: Rafael Sousa

Para a artesã Simone Giampaoli, idealizadora do projeto de confecção das bonecas de pano, o objetivo foi cumprido. “O sentimento é de gratidão à minha cidade, às escolas que trouxeram vida a essa exposição com a presença das crianças e, em especial, à Secretaria Municipal de Cultura, que confiou cegamente em meu trabalho. Fiz um trabalho que envolveu muito amor e ganhei de presente as ‘Amigas da Mama’, novas amigas, amigos e parceiros nessa caminhada do artesanato com responsabilidade social. Devo isso tudo à família da Casa da Cultura e a todos que nos honraram com a visitação”, destacou Simone, que há nove anos se dedica a ensinar e a fomentar o artesanato como instrumento terapêutico.

Foto: Rafael Sousa

Ao longo do mês de outubro, a exposição das bonecas também abriu espaço para uma mostra de fotografias de mulheres vítimas do câncer de mama, em parceria com o grupo “Amigas da Mama” e o projeto “Moça Bonita”, que esteve em cartaz até o dia 30 de novembro. Como parte da programação da “Parceria do Bem”, a iniciativa levou, ainda, diversas palestras, oficina de bonecaterapia e rodas de conversa sobre prevenção, autoexame e diagnóstico precoce do câncer de mama, com encontros na Casa do Artesão e no auditório do Cine Estação.

Foto: Jefferson Viana

A Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, n° 255, no Centro da cidade. O telefone para contato é o (22) 2625 5167.