Fiscais de obras municipais em andamento recebem capacitação

Iniciativa orientou profissionais sobre procedimentos para acompanhamento e fiscalização de contratos
Capacitação dos fiscais de obras

A Controladoria-Geral de São Pedro da Aldeia promoveu, nesta quarta-feira (16), uma capacitação para os fiscais responsáveis por obras públicas municipais em andamento. O encontro contou com a participação de servidores das Secretarias de Obras e Desenvolvimento Urbano, Educação e Fazenda. O objetivo foi orientar os profissionais de maneira a garantir um trabalho de fiscalização técnica e administrativa cada vez mais eficiente.

De acordo com a controladora-geral do município, Danielle Prudente, novas capacitações serão realizadas ao longo do ano. “A Controladoria identificou a necessidade de se estabelecer um plano anual de capacitações para os servidores municipais em razão das nossas auditorias realizadas e da atuação do órgão no acompanhamento da gestão. Essa capacitação para fiscais de contratos de obras é de suma importância para se obter celeridade nos procedimentos de liquidação de despesa e melhor acompanhamento das obras contratadas. Nosso objetivo é estar próximo aos servidores, subsidiando-os no exercício de suas funções”, afirmou.

Foto: Bruninho Volotão

O tema central da capacitação foram os contratos administrativos de obras e serviços. Na ocasião, foram abordadas as funções do fiscal técnico, que acompanha o dia a dia das obras, e do fiscal administrativo, que conduz o processo internamente, além dos deveres compartilhados entre os dois de forma a qualificar, ainda mais, o trabalho já realizado no município.

A capacitação foi conduzida pela controladora Danielle Prudente e a subcontroladora Vivian Machado e contou com a participação do secretário adjunto de Obras, Kauê Vattimo. Além de esclarecerem dúvidas, os participantes receberam orientações sobre os procedimentos a serem seguidos durante o acompanhamento e fiscalização dos contratos firmados pela prefeitura, buscando prevenir eventuais erros. Todos receberam certificado.

A fiscal de obras Priscilla Barros, da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano, participou do encontro e falou sobre a iniciativa. “Essa capacitação é realmente importante, começamos agora a esclarecer dúvidas, tendo uma comunicação maior entre as secretarias, mas ainda precisamos aumentar e estreitar esses laços. A gente precisa do apoio não apenas da parte da prefeitura, mas também dos contribuintes, entendendo que todo serviço é feito para eles. É importante que não destruam o que a gente está lutando tanto para conquistar para todos”, destacou.