Formação com professores de Língua Portuguesa aborda prática de estudos e pesquisas

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia, por meio da Coordenadoria do Segundo Segmento do Ensino Fundamental, realizou mais um encontro de Coordenação e Formação de Língua Portuguesa. Realizadas no Centro de Formação Continuada (CEFOR), as capacitações acontecem de forma mensal com os professores da disciplina, do 6º ao 9º ano. Com o tema “Ressignificando o ensino de Língua Portuguesa, à luz da BNCC: Estratégias para a prática pedagógica”, a capacitação trabalhou a prática de estudos e pesquisas. O encontro contou com a participação de 32 cursistas, além da presença das supervisoras escolares Jana Branco e Maria José Conceição.

Foto: Divulgação | SEMED

A coordenadora do Segundo Segmento, Cristina Braga, falou sobre atividade.

“No mês de setembro, o campo da BNCC foi prática de estudos e pesquisas. Dentro desse campo, o gênero textual que se destaca é texto de divulgação científica, produzido com o objetivo de divulgar algum medicamento ou alguma pesquisa cientifica”, explicou Cristina, que também é coordenadora de Língua Portuguesa.

Foto: Divulgação | SEMED

Na ocasião, os cursistas realizaram diversas atividades abordando a temática; entre elas, a criação de uma máquina que acabasse que os males que atingem a sociedade. A partir disso, os profissionais produziram um texto científico detalhando o trabalho realizado. Eles foram divididos em grupos, usaram máscaras, luvas, jalecos e fizeram o papel de cientistas ou jornalistas, dando ludicidade à ação.

Foto: Divulgação | SEMED

A supervisora de ensino da E. M. Vidal de Negreiros, Jana Branco, falou sobre a capacitação. “A formação é muito boa, ela é dinâmica, traz novas informações para o professor com outro olhar do de uma coisa que ele já trabalhou. Eu tive a oportunidade de assisti a de Língua Portuguesa e História. Os coordenadores são atualizados, tem o conhecimento da formação que dão”, disse.

Foto: Divulgação | SEMED

Houve, ainda, a distribuição de folhetos sobre habilidades específicas extraídas na íntegra da Base Nacional Comum Curricular, para que o professor consultasse e tivesse ideias do que é previsto pela BNCC.

Foto: Divulgação | SEMED

“Os professores cursitas participaram de uma maneira incrível das atividades, gostaram de produzir os equipamentos, de fazer toda parte de divulgação do texto. Foi tudo bem animando”, finalizou Cristina Braga.

Foto: Divulgação | SEMED

A Coordenação do Segundo Segmento é organizada por áreas, com suas respectivas coordenações nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Educação Artística e Educação Física, que realizam seus encontros de coordenação e formação todos os meses.

Foto: Divulgação | SEMED

Os encontros de professores do mesmo componente curricular, mediados pelo coordenador da área, tem o objetivo de promover a interação e o compartilhamento de propostas e atividades pedagógicas, além de divulgar informes pertinentes ao funcionamento do segmento, possibilitar a conclusão da Proposta Curricular 2019, fundamentada na Base Nacional Comum Curricular, e propiciar momentos de reflexão sobre o ensino do componente curricular.