Guarda Ambiental participa de ações da Semana de Meio Ambiente nas escolas municipais

Alunos da rede de ensino de São Pedro da Aldeia participaram de atividades educacionais de conscientização

As parcerias para ações em promoção à Semana de Meio Ambiente não param. Desta vez, os agentes da Guarda Ambiental realizaram, juntamente aos alunos, atividades elaboradas pelos profissionais da Secretaria de Educação. Os estudantes da E. Mz. José Guimarães e da E. M. Dulce Jotta de Souza, foram os escolhidos para participarem dos momentos de conscientização realizados nos períodos da manhã e tarde da última terça-feira (7).

Localizada no bairro Porto da Aldeia, a José Guimarães levantou a bandeira a favor da sustentabilidade. Um grupo de 12 alunos participou de uma ação de limpeza e coleta de lixo na orla do Camerum, retirando quase 400 kg de materiais que estavam nas margens da Laguna de Araruama. A atividade teve como objetivo a conscientização do descarte incorreto de lixo, principalmente em áreas de preservação ambiental.

No período da tarde, os agentes acompanharam os profissionais das Coordenações de Educação Infantil e dos Anos Iniciais da Secretaria de Educação até a E. M. Dulce Jotta de Souza. Os alunos da unidade do bairro São João participaram de atividades educativas lúdicas e contação de história, realizadas pela professora Raquel Carvalho. O momento também contou com a palestra da Guarda, que relatou o dia a dia profissional, resgate de animais e formas de denunciar crimes ambientais.

Acompanhando toda a movimentação, a diretora adjunta da Dulce Jotta, Dandara de Vasconcelos Aragão, falou da ação. “Esse evento mostra para os alunos a importância do ato de preservar. Reciclagem, lixo no lugar correto de descarte e respeito ao espaço que vivem, também são formas de conscientizar o aluno além das noções de economia de água e energia, o que reflete de forma positiva no ambiente escolar”, pontuou.

Vale lembrar que as ações da Semana de Meio Ambiente irão até a sexta-feira (10), sendo encerradas com uma caminhada ecológica educativa na Serra de Sapiatiba.