Guarda Municipal realiza ação educativa no Dia Nacional do Trânsito

A Guarda Municipal de São Pedro da Aldeia realizou nesta quarta-feira (25) ações informativas nas vias aldeenses, no centro da cidade. A iniciativa visou a temática de educação no trânsito e aconteceu em alusão ao Dia Nacional do Trânsito, celebrado anualmente no dia 25 de setembro. Em 2019, o tema do dia e da Semana Nacional do Trânsito é “No Trânsito, o sentido é a vida”. A ação está sendo direcionada pelo subcomandante da Guarda Municipal, Marcelo Jandre.

créditos: Renato Fulgoni

“Nosso principal objetivo é a construção de uma consciência coletiva em relação ao trânsito. A responsabilidade é dividida entre todos; a formação de um bom trânsito cabe aos pedestres e condutores, cada um fazendo a sua parte. Anualmente, realizamos essas ações informativas e educativas na Semana do Trânsito, mas o trabalho acontece nas escolas durante todo o ano, oferecendo informação para crianças e adolescentes, com o objetivo de que eles sejam multiplicadores, levando esses ensinamentos para os pais e responsáveis em suas casas”, disse a secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves.

créditos: Renato Fulgoni

Durante o dia, os agentes públicos abordaram pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas oferecendo orientações de trânsito, boa conduta nas vias, infrações e sinalização, entre outros assuntos. Os guardas distribuíram, ainda, materiais explicativos sobre trânsito. Além da Semana do Trânsito, comemorada anualmente, a Guarda Municipal aldeense realiza ações nas escolas da rede municipal, com a participação da Ronda Escolar. Na oportunidade, os agentes abordam temas como sinalização, segurança, conscientização, leis de trânsito, educação nas vias, sanções e demais subtemas que envolvem o cotidiano das vias, seja para pedestres ou motoristas. Para atrair ainda mais a atenção dos alunos, os guardas levam material de sinalização para serem expostos.

créditos: Renato Fulgoni

De acordo com o Conselho Nacional do Trânsito (Contran), a Semana Nacional de Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro. A ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro. A principal finalidade da SNT é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.