Guardas Municipais e Ambientais aprovados em Concurso iniciam curso de formação

Teve início, nesta terça-feira (04), o curso de formação destinado aos Guardas Municipais e Ambientais aprovados em Concurso Público. O primeiro dia de atividades reuniu os 36 candidatos convocados pelo Edital n° 002/2020 e contou com a presença da secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves, do subsecretário, Jorge Ribeiro, e demais membros da gestão, além da equipe de instrutores. De caráter eliminatório, o curso de formação compõe a última etapa de seleção para os cargos públicos efetivos e será ministrado nos turnos da manhã e tarde, de segunda a sexta-feira, no polo municipal do Cederj, no bairro Nova São Pedro.

Foto: Jefferson Viana

Acompanhada pela equipe de gestão, a secretária municipal de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves, deu boas-vindas aos candidatos. “O nosso desejo é que esses novos agentes entrem para abraçar e somar ao serviço de segurança pública. O trabalho da Guarda Municipal é muito grande, é uma função de extrema importância e responsabilidade. Nós, junto com a Guarda Ambiental, seremos uma família só. Que todos sejam bem-vindos, aproveitem essa oportunidade e busquem o máximo de conhecimento possível. Nós estaremos aqui para ajudar no que for preciso. Agradeço também ao setor de Compras da Secretaria de Administração que foi muito solícito na elaboração do processo para que pudéssemos dar início a este curso”, destacou.

Foto: Jefferson Viana

A aula introdutória foi marcada pela apresentação dos alunos, do corpo de instrutores, e dos representantes da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública. Na ocasião, os participantes também receberam informações sobre o conteúdo programático, os critérios de planejamento, avaliação, prova final, carga horária, direitos, obrigações e os regulamentos do sistema de ensino estabelecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Os participantes também puderam esclarecer dúvidas junto aos representantes da pasta. Entre os assuntos abordados estiveram as leis n° 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais) e n° 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento), além das normas gerais do regime estatutário.

Foto: Jefferson Viana

Um dos responsáveis por ministrar o curso, o coordenador pedagógico da empresa LM Cursos de Trânsito, Leandro Macedo, falou sobre a etapa de preparação profissional dos agentes. “Nós vencemos uma licitação para dar o curso da Guarda, cumprindo o planejamento pedagógico e a grade curricular de 476 horas previstas pela Senasp. Durante o curso, é dado uma ênfase grande no condicionamento físico e defesa pessoal; existem, ainda, matérias específicas que tratam sobre legislação. Todo o grupo vai passar por esse treinamento e avaliação em cada disciplina, visando à preparação profissional para o exercício do cargo. Ao final, quem estará ganhando é a cidade de São Pedro da Aldeia”, afirmou o instrutor.

Foto: Jefferson Viana

O conteúdo programático inclui aulas de Defesa Civil, educação física, legislação de trânsito, engenharia de tráfego, Meio Ambiente, o papel das guardas Municipal e Ambiental na sociedade e treinamento em Ronda Escolar, entre outras. O curso está previsto para terminar no dia 16 de abril. Ao final, os candidatos deverão apresentar aproveitamento mínimo de 50% da avaliação objetiva e frequência mínima de 90% às aulas.

Foto: Jefferson Viana

Aprovado em Concurso para o cargo de Guarda Ambiental, Thaian Carvalho foi um dos candidatos convocados para a formação. “Foi muito bacana ver o comprometimento e a dedicação da Prefeitura em formar essa turma e finalizar esse Concurso. Fiquei desempregado por um ano e meio e sempre busquei um cargo estatutário pela questão da estabilidade, principalmente porque o mercado de trabalho está muito difícil. Será um desafio trabalhar na área da segurança e ordenamento junto à população, mas a expectativa é grande; espero concluir o curso com êxito, tomar posse e ajudar a cidade”, disse.

Foto: Jefferson Viana

Também estiveram presentes no primeiro dia de curso o comandante da Guarda Municipal, Maurício Lopes, o subcomandante, Marcelo Jandre, a responsável pelo setor de Recursos Humanos da Guarda Municipal, Bárbara Ribeiro, e o responsável pela Ronda Escolar, Vladimir Gonçalves.