Inscrições abertas para a segunda turma do programa de capacitação da Secretaria de Turismo

Iniciativa busca qualificar profissionais do segmento por meio de videoaulas
Inscrições abertas para a segunda turma do programa

Para dar continuidade à estratégia de qualificação do segmento, a Secretaria Municipal de Turismo abriu vagas para a segunda turma do Programa de Capacitação para Qualidade no Atendimento ao Turista. A iniciativa tem como objetivo oferecer ao mercado pessoas capacitadas para um atendimento de qualidade e para a promoção segura do município aldeense como destino turístico. As inscrições começam nesta terça-feira (21/06) e devem ser feitas em um formulário on-line até o dia 10 de julho. Clique aqui para acessá-lo.

A secretária municipal de Turismo, Andrea Tinoco, destaca que as ações voltadas para a capacitação do trade são pautas constantes da gestão municipal. “Certificamos 42 alunos na primeira edição e temos uma excelente perspectiva da atuação deles no setor. É fundamental que toda a cadeia de comércio e serviços da cidade compreenda a importância de recepcionar bem o turista, essa também é a nossa proposta. Tenho certeza que esta capacitação terá impacto extremamente positivo para toda a cidade”, afirmou.

Inscrições abertas para a segunda turma do programa de capacitação
Entrega dos certificados de conclusão para a primeira turma do Programa de Capacitação para Qualidade no Atendimento ao Turista
Foto: Renato Fulgoni

No ato da inscrição, será necessário informar nome completo, endereço, ramo de atuação, idade, RG, CPF, formação, e-mail e telefone. O programa de capacitação é direcionado a profissionais dos setores de hotelaria, gastronomia, serviços turísticos e estudantes. O objetivo é fomentar a especialização dos trabalhadores do setor para melhor atendimento aos visitantes.

O secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, acredita que as ações de capacitação são de suma importância para o fortalecimento do setor, em especial neste período de retomada das atividades. “A Secretaria de Estado de Turismo valoriza todas as ações de capacitação para os profissionais do segmento. Será uma oportunidade única de todos esses players do turismo se conectarem e pensarem a melhor forma de atender ao turista, seja no município ou região. O turismo está a todo vapor nas cidades do Rio de Janeiro e já apresenta resultados significativos para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, declarou.

O presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), Sérgio Ricardo de Almeida, destacou as ações da Secretaria Municipal em prol do setor. “O trabalho que vem sendo feito pela secretária de Turismo, Andrea Tinoco, serve de exemplo a ser adotado em outros municípios com ações permanentes de promoção e capacitação, adotadas pelo município. A cidade tem sua representação em todas as ações de divulgação da Setur-RJ/TurisRio, colocando o município entre os destinos importantes, ampliando o interesse de turistas, operadores e agentes em feiras e eventos do setor”, destacou.

Assim como na primeira edição do Programa de Capacitação para Qualidade no Atendimento ao Turista, as aulas da segunda turma serão gratuitas e on-line, disponibilizadas de forma quinzenal por meio de vídeos.  A iniciativa é ministrada por profissionais da área, que atuam de forma voluntária. Para obter o certificado de conclusão, os participantes terão que realizar avaliações.

Os módulos do curso são divididos em “Turismo Histórico e Cultural”, “Atrativos e Serviços Turísticos”, “Turismo Rural”, “Qualidade no Atendimento ao Turista”, “Marketing de Produto Turístico”, “Educação para Limpeza Urbana” e “Turismo de Base Comunitária: Experiência Caiçara”.