Inscrições para aulas gratuitas de ballet infantil são abertas em São Pedro da Aldeia

Atividade é oferecida gratuitamente pelo Studio de Dança Viviane Teixeira como contrapartida da Lei Aldir Blanc

Crianças de 6 a 10 anos moradoras de São Pedro da Aldeia terão a chance de participar de aulas gratuitas de ballet clássico. Estão abertas, a partir desta segunda (27) até a próxima quinta-feira (30), as inscrições para uma nova turma de ballet do Studio de Dança Viviane Teixeira (StudioVT). São oferecidas 10 vagas e as inscrições devem ser efetuadas por meio do preenchimento de um formulário disponível na página da Secretaria Adjunta de Cultura. Clique AQUI para acessar.

As aulas começarão a ser ministradas a partir do primeiro semestre do ano de 2022, acompanhando o calendário letivo municipal, com duração total de um ano. As atividades acontecerão todas as quartas-feiras, às 16h, na sede do espaço, que funciona na Rua Manoel Moraes, nº 04, no bairro São José.

A concessão das bolsas integrais para alunos de São Pedro da Aldeia faz parte da contrapartida da Lei Aldir Blanc, que determina que os espaços artísticos contemplados garantam a realização de programações gratuitas para a população. No município, o StudioVT foi uma das 48 unidades beneficiadas com o subsídio do Governo Federal, via inciso 2.

O espaço atua desde 2011 promovendo o ensino da dança, a formação de bailarinos e a participação de alunos em competições e apresentações pelo Brasil e exterior, além do acesso à qualificação de nível internacional. Na cidade, o StudioVT também é conhecido por organizar o Festival Nacional de Dança de São Pedro da Aldeia que, anualmente, reúne artistas, bailarinos e dançarinos de várias partes do país.

Espaço artístico já formou centenas de bailarinos
Foto:
Divulgação/StudioVT

Por seis anos consecutivos, o estúdio foi contemplado com o Prêmio Êxito de “Melhor Escola de Dança de São Pedro da Aldeia” e também já foi agraciado com Moção de Aplausos da Câmara Municipal pelos serviços prestados em prol da arte e da cultura aldeense, com especial atenção a área social. Atualmente, o StudioVT integra o seleto grupo de membros do Conselho Internacional da Dança (C.I.D), da UNESCO.

Estúdio de dança tem direção técnica/artística de Viviane Teixeira
Foto:
Arquivo/StudioVT

“Acreditamos que arte e cultura devem ser para todos, independente de classe social. Por esse motivo, o StudioVT também mantém um projeto de caráter social que fornece bolsas de estudo, sendo elas integrais ou parciais para alunos de baixa renda comprovada e que demonstrem real interesse e aptidão para dança. Atualmente, com a pandemia, o fluxo de alunos teve um declínio, por isso a Lei Aldir Blanc foi muito importante para a manutenção do nosso espaço e dos nossos funcionários”, conta o diretor administrativo do espaço, Fabiano Teixeira.

Alunos participam de competições e apresentações dentro e fora do país
Foto: Arquivo/StudioVT

Vale lembrar que, havendo maior número de inscrições do que a quantidade de vagas oferecidas, será considerada a ordem de inscrição. Os alunos que ficarem em lista de espera poderão assumir uma vaga, caso haja desistência. O resultado final, com a classificação geral e a listagem dos alunos inscritos, será divulgado no próximo dia 1°, sexta-feira, na página da Secretaria Adjunta de Cultura.