Search

No Dia Mundial do Turismo, São Pedro da Aldeia lança programa pioneiro de capacitação do setor

Trabalhadores do segmento e estudantes podem realizar inscrições para o curso on-line e gratuito a partir desta segunda-feira (27)

Nesta segunda-feira (27), é celebrado o Dia Mundial do Turismo. O setor possui raízes fortes com a história e cultura aldeenses, seja pelas suas várias belezas naturais ou pela gastronomia, artesanato e calmaria inconfundíveis. Em comemoração à data e dando continuidade à estratégia de qualificação do trade, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia abre as inscrições do Programa de Capacitação em Qualidade no Atendimento ao Turista, uma ação pioneira em âmbito estadual. 

O programa oferece aulas gratuitas e on-line voltadas aos trabalhadores do setor e tem como objetivo fomentar a especialização dos profissionais para melhor atendimento aos visitantes. Podem participar do curso agentes dos setores de hotelaria, gastronomia, serviços turísticos, além de estudantes.

O presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), Sérgio Ricardo de Almeida, destaca a influência de um bom atendimento para construção do destino. “A capacitação da mão de obra turística é fundamental. O trabalhador e o empresário capacitados, podem, através do bom atendimento, gerarem e melhorarem a imagem do destino. Atualmente, a avaliação de um destino se dá imediatamente pela internet. Quando se é bem avaliado, há uma tendência de influenciar pessoas para escolha da cidade para o turismo”, pontuou. 

O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, ressalta a importância da iniciativa para aumento do fluxo de visitantes para a cidade. “Nesse cenário de retomada das atividades, é muito importante que todos os envolvidos na cadeia turística estejam preparados para receber os visitantes e o mais importante: incentivar o retorno desse turista e fazer com que ele traga mais pessoas. A iniciativa de São Pedro da Aldeia vai ao encontro do trabalho que estamos realizando na Secretaria de Estado de Turismo de qualificar e preparar os destinos. Estamos à disposição para apoiar o município em ações que fortaleçam o setor, gerando desenvolvimento econômico”, destacou. 

Já a secretária de Turismo aldeense, Andrea Tinoco, reafirma a necessidade do sentimento de pertencimento dos trabalhadores e moradores do município para desenvolvimento da atividade. “Este Programa de Capacitação Para Qualidade no Atendimento ao Turista se propõe a embasar a qualidade de nosso receptivo e despertar a importância da relação de pertencimento de nossa população com nossas riquezas turísticas, sejam elas históricas, culturais ou naturais. Será um aprendizado enriquecedor não só para os trabalhadores do setor turístico, como para a população em geral”, afirmou a secretária. 

Inscrições

As inscrições para o Programa de Capacitação em Qualidade no Atendimento ao Turista são realizadas por meio do e-mail setcel@pmspa.rj.gov.br. Os candidatos devem informar o nome completo, endereço, atuação, idade, documentação pessoal, e-mail e telefone para o endereço eletrônico setcel@pmspa.rj.gov.br até o dia 27 de outubro. As vagas são ilimitadas e direcionadas aos moradores ou para os trabalhadores do ramo no município.

O curso será ministrado por profissionais da área  por meio de vídeos, disponibilizados quinzenalmente, em uma plataforma de ensino da prefeitura. O período de liberação dos conteúdos visa proporcionar melhor acompanhamento das aulas por todos os alunos. Os participantes terão, ainda, que realizar avaliações para obtenção do certificado de conclusão. 

Os módulos do curso serão divididos em: Turismo Histórico e Cultural; Praias e Serviços Turísticos; Turismo Rural; Qualidade no Atendimento ao Turista; Marketing de Produto Turístico; Educação para a Limpeza Urbana e Turismo de Base Comunitária: Experiência Caiçara.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui