Search

Inscrições para programa de capacitação do turismo encerram na próxima quarta (27)

Iniciativa pioneira promove cursos com aulas gratuitas e em formato digital

Os trabalhadores do setor turístico de São Pedro da Aldeia têm até a próxima quarta-feira para realizar a inscrição no 1° Programa de Capacitação em Qualidade no Atendimento ao Turista. Interessados devem fazer a matrícula no formulário on-line (clique aqui e acesse) com preenchimento de dados. Ao todo, 50 profissionais já garantiram participação no ciclo de aprendizado. O curso é uma iniciativa pioneira com aulas gratuitas e em formato digital. O objetivo é fomentar a especialização do trade. 

Podem participar do programa os profissionais dos setores de hotelaria, gastronomia, serviços turísticos e estudantes. No formulário, são solicitados o nome completo, e-mail, telefone para contato, documento de identificação e informações a respeito da faixa etária e área de atuação. As vagas são ilimitadas e direcionadas aos moradores do município. 

As aulas serão ministradas por por professores e turismólogos voluntários. Os módulos do curso serão divididos em: Turismo Histórico e Cultural; Praias e Serviços Turísticos; Turismo Rural; Qualidade no Atendimento ao Turista; Marketing de Produto Turístico; Educação para a Limpeza Urbana e Turismo de Base Comunitária: Experiência Caiçara.

A turismóloga aldeense Juliane Carvalho será responsável pelo módulo Serviços Turísticos. “Vamos explorar o potencial que a cidade tem no que tange aos atrativos turísticos e na importância do engajamento e articulação entre o trade, além da atuação do guia turístico para elaboração e comercialização dos roteiros do município e, consequentemente, na experiência da visitação desse turista”, contou. 

Juliane ainda destaca a importância da qualificação dos profissionais neste momento de retomada do setor no pós-pandemia. “A atividade turística tem crescido e tendo uma retomada significativa devido ao avanço da vacinação contra a Covid. São Pedro da Aldeia é procurada por ser um destino seguro. É muito importante que o trade esteja qualificado para transmitir ao turista a experiência da cidade, fazendo uma propagação positiva”, afirmou a turismóloga. 

A secretária adjunta de Turismo, Andrea Tinoco, reforça o trabalho em conjunto para o desenvolvimento do programa. “É um projeto pioneiro, desenvolvido com base nas demandas apresentadas pelos empresários que compõem nosso trade turístico. Neste momento de retomada da atividade, a diretriz do prefeito Fábio do Pastel é o foco na qualidade dos serviços e esta visão vai ao encontro das expectativas da cidade. É um empenho conjunto entre empresários, município e estado. Prova disso é o fato da grande maioria dos professores serem voluntários, além de nossa equipe técnica e do Coordenador de Marketing da TurisRio. O momento é propício para nosso desenvolvimento e a cidade só tem a ganhar com pessoal cada vez mais qualificado”, disse.

O curso será ministrado em vídeos, disponibilizados quinzenalmente, em uma plataforma de ensino da prefeitura. O período de liberação dos conteúdos visa proporcionar melhor acompanhamento das aulas por todos os alunos. Os participantes terão, ainda, que realizar avaliações para obtenção do certificado de conclusão. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui