Jornada da Fisioterapia e Terapia Ocupacional celebra o dia dos profissionais da área

Evento contou com palestras e discussões sobre a atuação dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia celebrou o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, comemorado em 13 de outubro, com a Jornada da Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores, apresentando palestras, discussões e reflexões sobre as melhores práticas para a atuação dos profissionais da área.

Promovida pelo Centro de Reabilitação, a jornada foi aberta pela secretária de Saúde, Maria Marcia Sampaio Fontes, que falou da importância da ação e do valor do fisioterapeuta dentro da Rede de Atenção à Saúde. “Cuidar de um paciente requer esforços multiprofissionais, se quisermos trazer a saúde e a recuperação para a vida dele, sendo assim, quero dizer que nós da gestão temos consciência da importância dos trabalhos de cada fisioterapeuta. Conhecemos suas expectativas e temos a vontade de melhorar as condições de trabalho e renda, por meio do plano de cargos e salários em fase de planejamento e futura aprovação. Agradeço a todos e parabenizo pelo seu dia!”, ressaltou ela.

Durante a jornada, a Dra. Bianca Frederico falou sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) dentro do SUS, que não substituem os tratamentos convencionais, mas vêm trazer novas possibilidades aos usuários, como a acupuntura, meditação, musicoterapia, terapia comunitária integrativa, yoga, terapia de florais, dentre outras. Também foi registrada a colaboração da Dra. Cristiane Torres, do Dr. Rafael Barreto e Antônio Everton Frosino de Lima.

A diretora do Centro de Reabilitação Municipal, Dra. Fernanda Suzarte, fisioterapeuta, falou em nome dos profissionais da classe: “Eu gostaria de agradecer a Deus por nos fazer ferramentas a cada vez que tocamos nos pacientes, e a todos os que confiam seus tratamentos a nós. Gostaria de deixar a todos a palavra de Bezerra de Meneses, que diz: ‘Separados um dos outros seremos pontos de vista, juntos alcançaremos a realização dos nossos propósitos’. O verbo realizar é o que está todos os dias em minhas orações, e eu só posso continuar unindo minhas forças com a sua, de mãos dadas”, destacou.