Search

Lançamento da Rede de Desenvolvimento da Região dos Lagos conta com São Pedro da Aldeia

A Rede tem o propósito principal de trabalhar pelo desenvolvimento integrado e colaborativo dos municípios
Foto: Cleydson Alan

Com o objetivo de trabalhar pelo desenvolvimento integrado e colaborativo dos municípios, foi lançada a Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região dos Lagos. A cerimônia foi realizada na quarta-feira (30/11), no município de Saquarema. O evento contou com a presença dos Agentes de Desenvolvimento (ADs) de São Pedro da Aldeia e representantes das secretarias municipais. 

Cláudio Viviani em discursando durante a cerimônia. Foto: Cleydson Alan

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani, que também exerce a função de diretor presidente da Rede, a consolidação da Rede auxilia o progresso de toda a Região dos Lagos. “A Rede Litorânea da Região dos Lagos foi criada em abril. Foram oito meses de reuniões, onde nós buscamos a importância dos municípios de se interagirem com a finalidade de termos uma região fortalecida. Com isso, fizemos um levantamento dos pontos positivos e os pontos a serem melhorados em cada cidade.

Cada município tem a sua característica podendo, com isso, agregar alguns pontos de outra cidade para a melhora da mesma. É muito importante que cada prefeito desses municípios comprem esse conceito. Com isso, vai trazer melhorias para mobilidade, saneamento, educação, saúde, turismo, empreendedorismo…

Gostaria de agradecer toda equipe do Sebrae pela parceria e pelo empenho para alcançarmos esse objetivo. Isso tudo faz parte desse grande projeto, para daqui a 2, 3 anos, termos um lugar muito melhor que temos hoje”, afirmou.

Ao todo, nove cidades fazem parte da Rede: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. Representantes dos municípios também estiveram presentes no encontro.

A coordenadora regional do Sebrae RJ, Ana Cláudia Melo, falou da importância do Sebrae na realização da Rede. “Nosso papel foi articular, viabilizar, apoiar essa criação e o fortalecimento da Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região dos Lagos. A gente começou este trabalho em abril com capacitação de planejamento de integração e agora em novembro estamos fazendo o evento público de lançamento dessa Rede de Desenvolvimento formados pelas prefeituras. São secretários, servidores, que cumprem este papel de mobilizar os secretários, agentes públicos e privados, com a missão de integrar o potencial dos municípios da nossa região. Diversificando a identidade regional, fomentando o desenvolvimento social e econômico”, disse. 

O encontro contou também com apresentações do consultor que conduziu todo o trabalho, Marcos Macedo, que ministrou sobre a Gestão Pública 4.0; apresentação do planejamento da Rede ADS e uma palestra de gestão pública das boas práticas do prefeito Vinicius Claussen, de Teresópolis.   

Além dos ADs, estiveram presentes o vice-prefeito, Julio Queiroz; os secretários Andrea Tinoco, de Turismo; Thiago Marques, de Cultura; Paulo César de Souza, de Planejamento e Gestão; Sheila Atalla, de Educação; secretário adjunto de Fazenda, Gustavo Amoêdo e servidores municipais aldeenses.

Conheça a Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região dos Lagos

A Rede de Agentes de Desenvolvimento é um trabalho feito pelo Sebrae-RJ em parceria com a sede da Região dos Lagos. O objetivo é a integração a nível regional dos agentes da iniciativa pública de diferentes secretarias que estejam envolvidas com a pauta do desenvolvimento econômico. 

Dentro da metodologia de formação e concentração de redes em todo o estado do Rio de Janeiro, existe um processo que começa com o mapeamento e um convite inicial, seguido por capacitações e um diagnóstico de realidades sócio-econômicas da região.

O planejamento feito durante a formação da rede de ADs é baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que são os esforços que os países, estados e municípios se comprometem a fazer para melhorar a qualidade de vida da população. O governo do prefeito Fábio do Pastel segue estes objetivos, inclusive, realizou um consulta pública aberta à participação popular para determinar como será distribuído o orçamento do próximo ano.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui