Lançamento do projeto Arvorecer marca abertura da Semana do Meio Ambiente

A abertura da Semana do Meio Ambiente, em São Pedro da Aldeia, foi marcada por uma programação especial na praça do bairro São João, na manhã desta segunda-feira (03). Cerca de 40 alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental da Escola M. Dulce Jotta de Souza assistiram a um espetáculo teatral sobre preservação do meio ambiente, promovido pela concessionária Prolagos, além de participarem do plantio de mudas de árvores. Durante o evento também houve distribuição de mudas de diversas espécies para a população. A iniciativa foi uma realização da Prefeitura aldeense, fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Ambiente; Agricultura e Educação; iniciativa privada e sociedade civil. A Semana do Meio Ambiente segue nesta até a próxima sexta-feira (7) com atividades nas escolas, trilha e ciclo de palestras no Cine Estação.

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, acompanhou toda a manhã de atividades na praça. “O bairro São João já tinha recebido algumas intervenções de arborização, tanto aqui na praça com a jardinagem, quanto na entrada, e a nossa intenção foi dar continuidade a esse trabalho na área que é usada como estacionamento ao redor da praça. A proposta do ‘Arvorecer’ é aumentar as áreas de sombreamento e deixar os ambientes mais aprazíveis, melhorando o clima e também a parte visual.  Na ação de hoje, trouxemos também a distribuição de mudas para envolver a comunidade”, destacou.

Em parceria com a concessionária Prolagos, alunos, entre 8 e 10 anos de idade, e membros da comunidade escolar do bairro assistiram ao espetáculo “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”. Com foco no público infantil, a peça ensina, de forma lúdica, lições importantes sobre a destinação correta do lixo e do óleo de cozinha, poluição das praias e lagoas e o desperdício dos recursos naturais.

“Participar desse evento foi maravilhoso para os alunos. O mais importante é plantar essa semente para que eles realmente tenham essa conscientização e multipliquem esses conhecimentos. Acima de tudo, é um ato de cidadania e tenho certeza que eles vão lembrar desse dia para sempre”, afirmou a diretora adjunta da Escola M. Dulce Jotta de Souza, Beatriz Marins.

A atração teatral faz parte do programa de educação socioambiental “Saúde Nota 10”, desenvolvido pela empresa junto às escolas dos cinco municípios que fazem parte da área de concessão. A peça conta a história de três amigos que são surpreendidos pelo monstro “Sujismundo”, que hipnotiza crianças para que espalhem lixo. Eles pedem ajuda ao mascote “Prolaguito”, que convoca a Galera da Água para ensinar boas práticas em prol do cuidado e da preservação do meio ambiente. Integram o elenco os atores da trupe FabricArte, Rafaela Solano, Frederico Verdade e César Valentim, que também assina o texto e a direção.

Moradora do bairro Colina, Tamires Lóssio elogiou a iniciativa promovida no bairro. “É muito necessário levar esse tipo de informação para os alunos. O nosso planeta precisa de cuidados urgentes e essa nova geração precisa se conscientizar sobre o que é importante para o futuro deles e de toda a população que está por vir”, destacou a dona de casa, que compareceu à praça com o filho, Ewan Lóssio, de 9 anos de idade.

Ao final da apresentação, os alunos participaram do plantio de mudas de árvores, entre ipês e castanheiras, na área do estacionamento da praça. Em seguida, houve a distribuição de cerca de 100 mudas de plantas ornamentais e frutíferas para a comunidade, encaminhadas do acervo do Horto Escola Artesanal, da Secretaria de Agricultura.

“O projeto ‘Arvorecer’ só tende a crescer no município. Todas as instituições estão participando, a Comissão de Meio Ambiente da OAB, as Associações de Moradores, a Secretaria de Agricultura que tem sido fundamental nesse processo, e os moradores de todos os bairros. Esperamos que todos acolham esse projeto, que busca oferecer uma melhor qualidade de vida para a população”, comentou o secretário de Ambiente, Lagoa, Pascoa e Saneamento, Luciano Pinto.

A próxima ação do “Arvorecer” está prevista para acontecer no dia 22 de junho, com uma ação conjunta de mutirão de plantio e limpeza nas orlas dos bairros Praia Linda e Balneário, em parceria com a ONG “Mar Sem Lixo”.