Melhor Em Casa aldeense promove qualificação entre gestores e membros do programa

Diretor municipal será um dos palestrantes do curso, destinado a cerca de 200 profissionais da saúde de mais de 130 cidades do país

Consolidando a referência nacional de qualidade, a equipe do Programa Melhor em Casa de São Pedro da Aldeia é uma das convidadas especiais para palestrar no 1º Curso de Capacitação para os Gestores e Profissionais do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), vinculados ao programa federal. Os encontros serão on-line a partir desta terça-feira (23). A formação contará com a participação de 200 profissionais da saúde de mais de 130 cidades do país.

O curso é uma parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), os coordenadores dos SADs de São Pedro da Aldeia, Junior Curcino, e de São Paulo, Dra. Soraia Rizzo, e da representante técnica do Ministério da Saúde, Dra. Mariana Borges.

O coordenador do município e um dos palestrantes do evento, Junior Curcino, comentou  sobre as expectativas para o curso: “É um momento memorável na história do Melhor em Casa de São Pedro da Aldeia, no qual teremos o privilégio de estar capacitando os demais programas, sendo referência técnica. É o nosso município sendo divulgado para todo o Brasil”, disse.

O conteúdo do curso será dividido em dois módulos: o primeiro sobre a legislação e aspectos administrativos e o segundo a respeito dos procedimentos clínicos/ terapêuticos e técnicos, mais comuns no dia a dia dos profissionais. Os inscritos também terão acesso a novos conteúdos e atualização dos processos de acompanhamento dos pacientes atendidos, além da possibilidade de eliminar possíveis problemas que podem surgir durante as visitas domiciliares.

A previsão é que os profissionais participem de visitas técnicas, o benchmark, ao longo do curso para conhecimento dos serviços na prática e troca de experiências com os SADs que realizam a capacitação.

O Melhor em Casa

Programa do Ministério da Saúde prioriza pacientes com problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo.

As equipes de atenção domiciliar evitam internações hospitalares desnecessárias nas portas de entrada de urgências e emergências, proporcionando o abreviamento de internações hospitalares, além de oferecer retaguarda assistencial às equipes de Atenção Básica aos pacientes com agravamento do quadro clínico.

Como receber atendimento domiciliar

O Serviço de Atendimento Domiciliar, por meio do Programa Melhor em Casa, é composto por diversos profissionais da saúde, que realizam atendimento no domicílio das pessoas que fornecem de cuidados de saúde mais intensivos. O acesso ao SAD é geralmente feito no hospital em que o usuário estiver internado ou ainda por solicitação da equipe de Saúde da Família / Atenção Básica ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Para ter acesso ao serviço, os moradores devem fazer contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.