Search

Melhor em Casa recebe visita técnica da equipe do SAD de Itaboraí

Troca de experiência e a busca pelas melhores práticas no atendimento são o objetivo

A Atenção Domiciliar de São Pedro da Aldeia recebeu na sede da Secretaria de Saúde, membros do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da cidade de Itaboraí. A visita técnica teve o objetivo de compreender o correto funcionamento do Melhor em Casa e a busca pelas melhores práticas no atendimento aos usuários do SUS que recebem os profissionais dentro de seus lares.

A equipe itaboraiense acompanhou a rota das do Melhor em Casa e do Programa de Atendimento Domiciliar aos Cronificados aldeense, capacitando-se em loco e avaliando as melhores práticas no acolhimento aos pacientes. Além disso, também conheceram o Apoio Domiciliar, que presta os primeiros socorros dentro do domicílio e conduz até uma unidade de pronto-atendimento.

A Atenção Domiciliar tem se expandindo de maneira considerável no Brasil, possibilitando a redução de custos, vagando leitos hospitalares e, principalmente, levando a humanização aos indivíduos, uma vez que esses têm a oportunidade de serem acompanhados dentro de casa, sendo acompanhando por equipe multiprofissional, com apoio dos familiares. Por isso a importância de uma unificação dos serviços e compartilhamentos de histórias de sucesso dentro das atividades, razão pela qual o SAD aldeense é referência nacional.

Um dos principais motivos da vinda da cidade de Itaboraí foi buscar e colher informações sobre o que é o PADC, programa idealizado pelo diretor da Atenção Domiciliar, Junior Curcino, e recém implementado pela Secretaria da Saúde de São Pedro da Aldeia, com o objetivo oferecer assistência em domiciliados, pacientes cronificados e acamados.

O diretor do SAD, Junior Curcino, ressalta a importância da capacitação dos serviços domiciliares. “Nós do SAD de São Pedro da Aldeia ficamos muito felizes em poder treinar e capacitar os serviços da Atenção Domiciliar em outros municípios e até mesmo outros estados. Hoje, a nossa AD tem raízes profundas, um belíssimo conceito no Ministério da Saúde e o reconhecimento de sermos Referência Técnica no Serviço. Estamos de braços abertos para capacitar e a cada dia torna a Atenção Domiciliar do país mais fortalecida”, afirmou.

A coordenadora do SAD de Itaboraí, Juliana Maciel de Souza, falou do objetivo da visita. “Viemos em busca de conhecimento para melhor e desenvolver o Melhor em Casa em nosso município, também com a intenção de implantar lá o PADC para melhor atender e oferecer um serviço de qualidade aos acamados, dentro da portaria do Ministério da Saúde, que rege o funcionamento dos programas da Atenção Domiciliar”, disse.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui