Mercado do Peixe funciona em esquema especial para a Semana Santa

O Mercado Municipal João da Hora, o Mercado do Peixe de São Pedro da Aldeia, adotou um esquema especial de funcionamento para o feriado da Semana Santa. Além de aumentar em duas horas por dia o funcionamento, o local está seguindo regras de contenção em cumprimento aos protocolos para o combate ao Covid-19.

Para evitar aglomerações, só é permitida a permanência de 30 clientes por vez no interior do espaço e todos os boxes estão equipados com álcool em gel e os funcionários trabalham utilizando máscaras.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, tais medidas se tornam necessárias para evitar aglomerações comuns à essa época do ano, quando a procura por pescados aumenta devido às tradições religiosas.

Foto: Renato Fulgoni

“Limitamos o número de pessoas no interior do mercado e esticamos o funcionamento até às 15h, embora saibamos que a procura maior acontece pela manhã, antes da preparação dos almoços. Mas esticando o horário de funcionamento, damos mais tempo e mais proteção aos consumidores e a quem trabalha no mercado”, explicou.

O administrador do Mercado, Ricardo Oliveira conta que o movimento já está maior nesses dias antes do feriado e que deve aumentar até sexta-feira. “Acreditamos que teremos um movimento muito grande na quinta e na sexta-feira, talvez não igual ao ano passado, devido ao momento, mas ainda assim deve ser bom” acredita.

Moradora de São Gonçalo e passando o período de isolamento social com a família em sua casa de praia, no bairro Balneário, a aposentada Renata Fonseca conta que a tradição deve ser mantida, embora com pescados mais em conta.

“Optamos por não comer o bacalhau esse ano, vamos nos peixes mais baratos. Acho importante que o mercado se preocupe com as medidas de higiene para a nossa proteção e a deles” reconheceu Renata.