Mês do idoso é comemorado em São Pedro da Aldeia

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou rodas de conversa promovendo reflexão sobre a data

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou ações educativas com o objetivo de dar visibilidade a data instituída no dia 1º de outubro de 2003, por meio da aprovação do Estatuto do Idoso. Durante o mês de outubro, a Coordenadoria de Políticas Públicas realizou rodas de conversas com o intuito de trazer reflexão e reavaliação de atitudes com relação ao idoso na sociedade.

Representando todos os idosos de São Pedro da Aldeia, a SASDH prestou uma homenagem ao senhor Francisco Guimarães. Com 105 anos de idade, o morador do bairro Porto da Aldeia teve sua história registrada por meio de vídeo, que narrou de forma breve a vida centenária do cidadão aldeense que cultiva muito amor pela terra em que vive.

Segundo a coordenadora Camilla de Oliveira, a valorização do idoso também é uma forma de registrar as memórias e repassar aprendizado às gerações. “A entrevista com o seu Francisco inspira a todos e permite que ele reviva as suas memórias afetivas e culturais. Registrar essas histórias nos dá a oportunidade de conhecer os costumes e culturas antigas de nossa cidade, transmitindo isso para as futuras gerações,” disse Camilla.

Para a diretora de Direitos Humanos da SASDH, Luciana de Oliveira, a data traz a importância em trazer a pauta para a sociedade. “A proposta de reconhecer e valorizar os idosos de nosso município, faz com que a luta pelos direitos humanos seja cada dia mais, a luta de todos, para uma vida com qualidade e dignidade”, pontuou a diretora.