O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) de São Pedro da Aldeia participou, na quinta-feira (23/11), da XIII Semana Acadêmica do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Arraial do Cabo. Na oportunidade, foi apresentado o projeto sobre técnicas de educação em saúde usadas para melhorar a qualidade alimentar de crianças assistidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE) do município, fazendo uso do aproveitamento integral dos alimentos (AIA) e tecnologias audiovisuais.
A exposição do projeto foi feita pelas estagiárias de Nutrição do NEPS, Carol Murta e Nivia Rezende, apresentando os resultados da pesquisa, que inclui um videobook de receitas de baixo custo utilizando alimentos como cascas da melancia e de banana, semente de abóbora e fibra da jaca.
A ideia nasceu devido à falta de aproveitamento de algumas partes usuais dos vegetais, resultando na geração de toneladas de resíduos sólidos. Por isso, o aproveitamento integral dos alimentos apresenta-se como uma prática sustentável que reduz os gastos com alimentação, incentiva a diversidade de escolhas alimentares e aprimora a qualidade nutricional.
Os interessados podem ter acesso ao material digital disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1281yMVGLBNjjtQqVuKSsLXfKHA9TnbOy/view?usp=drivesdk
A XIII Semana Acadêmica do campus de Arraial do Cabo também contou com a participação do estudante Gabriel Alves Silva, do 7º ano do Ensino Fundamental II. Com apenas 11 anos, Gabriel foi a única criança entre os palestrantes e expositores participantes do evento e apresentou o trabalho de pesquisa sobre o tema “O Ciclo de Vida dos Astros”.