Noite de boxe atrai turistas e visitantes ao Fest Verão 2023

Amantes do esporte lotaram as arquibancadas da praça Hermógenes Freire da Costa

Uma das grandes novidades do 39° Fest Verão de São Pedro da Aldeia foi a inclusão do boxe nas modalidades do torneio. Os combates aconteceram na noite de sábado (18/03), no ringue montado ao centro da praça Hermógenes Freire da Costa. As disputas foram julgadas pelas normas da Confederação Brasileira de Boxe (CBBOXE).

Entre aldeenses, turistas e visitantes, o público lotou as arquibancadas para acompanhar de perto todas as lutas e torcer pelos atletas da competição. As premiações envolveram entrega de medalhas, troféu para a melhor equipe e cinturão para a categoria cadete.

O secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, falou sobre a importância da modalidade para o Fest Verão 2023. “Preparamos este evento com muito carinho e dedicação para os atletas e também para os amantes de esportes. Os combates aconteceram no mais alto nível, e pudemos dar a oportunidade de lutar aos atletas de São Pedro da Aldeia, da Região dos Lagos e até mesmo do Rio de Janeiro. Eu comecei cedo na luta e sei da importância dos eventos e campeonatos para a formação de jovens atletas. Hoje foi um dia de muita felicidade”, destacou.

A abertura dos combates contou com uma solenidade envolvendo os atletas e treinadores inscritos na competição. Após a execução do hino nacional brasileiro, os lutadores se prepararam para abrir a noite com três lutas de sparring, modalidade de combate em que os dois atletas são declarados vencedores.

Foto: Léo Borges

Na modalidade sparring, Kawan Lessa, da equipe aldeense CTLA, encarou o atleta Arthur Freitas, do Nova União, pela categoria juvenil. Já na categoria elite, Lucas Santos (EBEC) e Caio Lucius (CTLA) entraram no ringue e proporcionaram um grande combate ao público. E finalizando as lutas de abertura, Dion Nelio, da Equipe de Boxe Robson Maia, e Matheus Leite (CTLA) agitaram as torcidas com bons golpes e muito gingado para sair do córner.

Entre jabs, diretos e cruzados, o público já estava ansioso para as lutas valendo o título de campeão. Kauã Reis Carauta (EBEC) e Rafael Gabriel (Do morro para o ringue) disputaram a premiação da categoria cadete, nos 60kg. Após três rounds muito disputados, o atleta Kauã Reis foi declarado vencedor depois de atingir a melhor pontuação no combate.

Pela categoria juvenil até 57kg, os atletas Kauã Lucas (EBRM) e Caio de Souza (EBEC), entraram no ringue para disputar o título. O combate começou com os dois lutadores estudando os movimentos do adversário e cedendo poucas chances de pontuação. No segundo round houve mais contato entre os atletas e mais golpes cedidos. Ao fim do terceiro round, o atleta Caio de Souza foi declarado vencedor pela melhor execução do combate.

Foto: Léo Borges

Na categoria elite até 69kg, Raphael Giancristofaro (Nova União) encarou o lutador Felipe Rogério (Do morro para o ringue). O combate já começou “pegando fogo”, com os dois atletas indo para cima do adversário e conseguindo boas sequências de jabs e diretos. O segundo round manteve a intensidade do primeiro e o público torcia cada vez mais alto pelos lutadores. No terceiro round, Felipe Rogério manteve o vigor físico e encaixou as melhores sequências. O atleta do projeto Do Morro Para o Ringue foi o campeão da categoria.

Raphael Giancristofaro (vermelho) x Felipe Rogério (azul) | Foto: Léo Borges

Pelos “pesos pesados”, Jean Bruce Marques (CTLA) e Gustavo Guzzo (EBEC) disputaram o título da categoria elite acima de 92kg. Nesta categoria, a menor agilidade dos atletas é compensada pela força dos golpes. Os dois lutadores mais experientes começaram o combate estudando o jogo de pés do adversário.

Jean Bruce (vermelho) x Gustavo Guzzo (azul) | Foto: Léo Borges

Gustavo Guzzo foi melhor no primeiro round e conseguiu boas sequências. No segundo round houve equilíbrio e os golpes ecoavam do ringue para a plateia. Ao final do terceiro round, Jean Bruce pressionou o adversário e acertou bons golpes, mas Gustavo Guzzo conseguiu melhores pontuações durante a luta e foi declarado o vencedor da categoria.

A disputa pelo cinturão do Fest Verão 2023, entre os atletas Pedro Cézar Santos (CTLA) e Raphael Júnior Bahia (Do morro para o ringue),foi o momento mais esperado da noite. Os lutadores disputaram o título da categoria cadete nos 70kg.

Pedro Cézar Santos (vermelho) x Raphael Júnior Bahia (azul) | Foto: Léo Borges

O combate começou eletrizante para os dois lados, e os dois atletas conseguiram pontuar acertando boas sequências. No segundo round, Pedro Cézar pressionou o adversário por diversas vezes e engatou bons jabs e cruzados, deixando o oponente recuado no córner. O último round foi dominado pelo atleta Pedro Cézar, que percebeu o cansaço do oponente e aproveitou para encaixar mais sequências de golpes. O boxeador aldeense Pedro Cézar foi declarado o grande campeão do Fest Verão 2023 e levou o cinturão para casa.

Após a luta, Pedro Cézar Santos ressaltou a felicidade de ser campeão em sua cidade natal. “Estou muito feliz com essa conquista. Gostaria de agradecer à minha equipe, o CTLA, aos meus companheiros de treino, que me prepararam para chegar até aqui, e à Prefeitura de São Pedro da Aldeia, que organizou o evento e nos deu a oportunidade de lutar. É muito bom lutar na minha cidade e poder ser campeão”, disse.

Pedro Cézar Santos | Foto: Léo Borges