Novos diretores das escolas municipais recebem capacitação sobre demandas administrativas da Educação

Coordenadores de setores prepararam material explicativo sobre as competências de cada área da secretaria

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia recepcionou os novos corpos diretivos que irão estar à frente das escolas municipais no biênio 2022/2024. Na ocasião, foram apresentadas as equipes além de prestar assistência durante o período de transição. Os novos gestores puderam receber orientações dos responsáveis pelos setores de prestação de contas, financeiro, nutrição, pedagógico, diretoria de gestão pessoal e infraestrutura. O encontro também serviu para alinhar as primeiras demandas da retomada das aulas em 2022, prevista para o dia 7 de fevereiro. O secretário de Educação, professor Elias Valadão da Mota, abriu a capacitação falando sobre as múltiplas possibilidades de sucesso com um trabalho realizado em equipe.

“Estamos reunidos aqui hoje para repassar as informações mais importantes da parte administrativa para vocês. É óbvio que a direção de uma escola é realizada e aprendida com o passar dos dias e com a experiência adquirida através da vivência na unidade. Estaremos sempre dispostos ao diálogo e trabalho em equipe, para que saibamos quais os caminhos a serem percorridos para uma gestão de excelência. Contamos com vocês para colhermos os frutos de uma educação de qualidade para todos, desde os alunos até toda a comunidade escolar”, frisou.

Imagem: SEMED/PMSPA

Divididos em dois grupos, os diretores das 42 unidades municipais tiveram a oportunidade de tirar dúvidas diretamente com os coordenadores de área da pasta, que prepararam material explicativo sobre as principais competências de cada setor. Abrindo a capacitação em uma das turmas, o coordenador de nutrição, Rafael Fagundes, falou sobre a motivação que vem por meio de uma gestão renovada.

“Apresentei várias partes importantes do processo de gestão escolar relativos à merenda, recebimento de mercadorias, cardápio e outras informações da minha área. Acredito que todos os coordenadores estão muito felizes de poderem estar apresentando como são realizados os procedimentos e tudo aquilo que desejamos inovar para trazer de melhor para os alunos aldeenses. Senti uma grande motivação dos novos diretores, foi um momento muito bom, muito participativo de ambas as partes. Existe um grande empenho para uma educação de qualidade no município”, contou o coordenador.

Imagem: SEMED/PMSPA

A diretora da E. Mz. Manoel Martins Teixeira, Karina Rhodes, destacou sobre a padronização de serviços e competências dentro da rede, para que as atuações dentro das unidades mantenham a mesma qualidade. “Somos uma rede e as escolas precisam falar a mesma língua, seguir a mesma direção. A capacitação abrangeu, mesmo que de forma rápida, assuntos que fazem com que as escolas sigam o mesmo padrão. Além disso, foi importante para conhecer os colegas que irão ficar nas outras unidades, que serão parceiros na mesma jornada. Espero que tenha novas capacitações para que possamos agregar mais conhecimento sobre a rede”, afirmou.

A posse das novas equipes diretivas será realizada no dia 3 de janeiro, em cerimônia fechada na Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães- Cívico-Militar.