Novos membros do Conselho Municipal de Educação tomam posse em solenidade

Vigência de mandato do órgão colegiado será de dois anos

Na última quinta-feira (24), foram definidos os novos membros do Conselho Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia. Por meio de votação entre os presentes, Caroline Felício foi eleita a presidente do órgão colegiado, Rodrigo Robaina como vice-presidente, e Josephane Lima para secretária da entidade.

Com funções diversificadas, o Conselho Municipal de Educação ajuda a estabelecer um maior controle da gestão municipal de ensino, sendo um importante pilar de uma gestão democrática, com a participação da sociedade civil nas decisões políticas relacionadas à Educação.

Imagem: Ana Carolina Costa/PMSPA

A nova presidente falou da necessidade de um trabalho em grupo para que haja resultados positivos durante o mandato. “Acredito que o diálogo, em todas as instâncias, é imprescindível, pois precisamos construir um trabalho com uma concepção de ajuda mútua, tendo como estímulo a escuta como instrumento decisório, a luta incessante por um trabalho digno e a valorização de todos que compõe o colegiado”, disse Caroline.

A existência do conselho municipal de Educação foi respaldado por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96 e no Plano Nacional de Educação (PNE). É papel do conselheiro articular e mediar as demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenhar funções normativas, consultivas, mobilizadoras e fiscalizadoras.